Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que as exportações de calçado* portuguesas cresceram 55% no mês de maio, comparando com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as exportações de calçado cresceram 10,7% face ao ano de 2020, o que equivale a mais de 60 milhões de euros.
Estes números comparativos, apesar de positivos, devem ser lidos com alguma cautela. É importante ressalvar que os meses de abril e maio de 2020 (início da pandemia) foram particularmente atípicos e difíceis para a indústria de calçado, com inúmeros cancelamentos de encomendas.
Comparando as exportações de calçado de 2021 com o ano antes da pandemia
Para uma análise mais objetiva da evolução do setor do calçado em Portugal, e perspetivar um eventual “regresso à normalidade” na indústria, é importante comparar a evolução das exportações deste ano com o ano antes da pandemia.
Assim, comparando os meses de janeiro a maio de 2021 com o mesmo período de 2019 (ano anterior à pandemia), verifica-se uma quebra de 12,9% do valor das exportações de calçado portuguesas. Neste período, Portugal exportou menos 92 milhões de euros em calçado. Apesar da quebra, os números parecem dar sinais de recuperação. Note-se que em 2020 registou-se uma quebra de 16,3% do valor das exportações de calçado face a 2019.
Empresários do setor do calçado ouvidos pelo Felgueiras Magazine revelam que as perspetivas de encomendas são positivas, pelo menos até ao fim do verão. Também Luís Onofre, presidente da APICCAPS, referiu, há cerca de duas semanas, que “o setor dá sinais de consolidação dos negócios”. O último “Inquérito Covid” efetuado pela APICCAPS ao universo dos seus associados, divulgado este mês, revela que mais de 80% das empresas de calçado admite ter encomendas para, pelo menos, o próximo mês, e que “um número muito expressivo de empresas admitir ter trabalho para os próximos três meses”.
*Calçado, polainas e artefactos semelhantes, e suas partes