fbpx

Exportações de calçado portuguesas crescem 55% em maio.

Apesar de ainda não ter regressado aos valores anteriores à pandemia, a indústria do calçado está a dar sinais positivos.
Exportações de calçado com quebra de 8,5% no 1º trimestre de 2021.
Autor: Pedro Fonseca

Autor: Pedro Fonseca

Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que as exportações de calçado* portuguesas cresceram 55% no mês de maio, comparando com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as exportações de calçado cresceram 10,7% face ao ano de 2020, o que equivale a mais de 60 milhões de euros.

Estes números comparativos, apesar de positivos, devem ser lidos com alguma cautela. É importante ressalvar que os meses de abril e maio de 2020 (início da pandemia) foram particularmente atípicos e difíceis para a indústria de calçado, com inúmeros cancelamentos de encomendas.

Comparando as exportações de calçado de 2021 com o ano antes da pandemia

Para uma análise mais objetiva da evolução do setor do calçado em Portugal, e perspetivar um eventual “regresso à normalidade” na indústria, é importante comparar a evolução das exportações deste ano com o ano antes da pandemia.

Assim, comparando os meses de janeiro a maio de 2021 com o mesmo período de 2019 (ano anterior à pandemia), verifica-se uma quebra de 12,9% do valor das exportações de calçado portuguesas. Neste período, Portugal exportou menos 92 milhões de euros em calçado. Apesar da quebra, os números parecem dar sinais de recuperação. Note-se que em 2020 registou-se uma quebra de 16,3% do valor das exportações de calçado face a 2019.

Empresários do setor do calçado ouvidos pelo Felgueiras Magazine revelam que as perspetivas de encomendas são positivas, pelo menos até ao fim do verão. Também Luís Onofre, presidente da APICCAPS, referiu, há cerca de duas semanas, que “o setor dá sinais de consolidação dos negócios”. O último “Inquérito Covid” efetuado pela APICCAPS ao universo dos seus associados, divulgado este mês, revela que mais de 80% das empresas de calçado admite ter encomendas para, pelo menos, o próximo mês, e que “um número muito expressivo de empresas admitir ter trabalho para os próximos três meses”.

*Calçado, polainas e artefactos semelhantes, e suas partes

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub