Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
A indústria de calçado de Felgueiras está a mostrar sinais de recuperação. Pelo segundo mês consecutivo o valor das exportações subiu. No mês de outubro as exportações de calçado das empresas felgueirenses cresceram 10,6% face a igual período do ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). É, portanto, o segundo mês consecutivo que as exportações de calçado sobem, uma vez que já em setembro se tinha verificado uma subida de 6% face a setembro de 2018.
No acumulado dos primeiros 10 meses do ano, Felgueiras exportou 552 milhões de euros em calçado, o que representa uma quebra de 4,5% face ao ano anterior. Neste período, as exportações para países extracomunitários verificam uma ligeira subida, de 0,2%, representando 11% do total das exportações. As exportações para países da União Europeia desceram 5% nos primeiros 10 meses de 2019, representando um volume de negócios de 491 milhões de euros.
Volume de negócios da Indústria de calçado em baixa
Analisamos o volume de negócios de 80 empresas de Felgueiras do setor do calçado e componentes, com 50 ou mais trabalhadores. Dessas 80, foram 47 as empresas (58,8%) que em 2018 viram o seu volume de negócios baixar face a 2017. Apenas 33 empresas subiram as suas vendas.