As exportações de calçado das empresas do concelho de Felgueiras registaram uma queda de 7,13% no acumulado dos 7 primeiros meses do ano, face a igual período do ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). De janeiro a julho deste ano, Felgueiras exportou um total de 386 milhões de euros em calçado.
A contribuir para esta queda, estão as exportações para os países da União Europeia, destino principal das nossas exportações, com uma descida de 8,29%. As exportações para a União europeia representam cerca de 88% do total das exportações de calçado, um valor de 345 milhões de euros nos primeiros 7 meses de 2019.
Mas nem tudo são más notícias, uma vez que as exportações para países extracomunitários cresceram 3,82% nos primeiros 7 meses deste ano, face a igual período de 2018. É, portanto, uma janela de oportunidade que está a ser aproveitada por muitas das empresas de calçado do concelho de Felgueiras, contrapondo assim a uma diminuição da procura de calçado que se tem verificado nos países da União Europeia.
Já as exportações de calçado relativas ao mês de julho deste ano tiveram uma queda de 2.82% face a julho do ano passado.
Estas são notícias menos positivas para o concelho de Felgueiras, cuja atividade económica está fortemente dependente da indústria do calçado.