Autora: Patrícia Covita
Mestre em Economia
Dados avançados pelo INE1 mostram que a indústria de calçado em Felgueiras apresentou, no mês de abril, uma quebra no volume de exportações de 59,9% face a igual período do ano anterior. Em termos nacionais a quebra foi de 50,5%.
Tendo em conta a situação de pandemia, vivida de forma mais intensa no mês de abril em Portugal e na Europa, era de esperar a existência de uma quebra acentuada nas exportações. Recorde-se que a Apiccaps revelou recentemente que 56% dos seus associados tinham recorrido ao layoff simplificado no mês de abril sendo esta quebra, portanto expectável.
As exportações do calçado português, e em particular o calçado fabricado em Felgueiras, tem vindo a perder força já desde 2018. A pandemia veio só intensificar uma quebra que já existia no sector. Entre janeiro e abril de 2020, o volume de exportações de calçado fabricado em Felgueiras apresentou uma quebra de 13,6% face ao mesmo período de 2019. Em termos nacionais a quebra foi de 14,9%.
O “World Footwear” avança no seu site que, devido à Covid-19, é expectável a existência de uma redução do consumo mundial de calçado, perspetivando uma quebra de 27% na Europa, o que representa uma quebra no consumo de cerca de 908 milhões de pares de sapatos. A América do Norte deverá ter uma queda de 21%, equivalente a 696 milhões de pares, e para a Ásia prevê-se uma queda de 20%, equivalente a 2,4 bilhões de pares de sapatos.
Avizinham-se tempos de incerteza. Os nossos empresários têm de adaptar os seus negócios às novas realidades e padrões de consumo. O “World Footwear” publicou um guia para os retalhistas de calçado, onde destaca a existência de uma maior procura por sapatos confortáveis e laváveis, em detrimento de sapatos formais. As empresas do setor do calçado têm agora a difícil tarefa de interpretar estes sinais e ajustar a sua produção de encontro às necessidades e expectativas do mercado.
Ao longo dos últimos anos os empresários felgueirenses já passaram por tempos difíceis. Conseguiram sempre mostrar que com empenho e determinação conseguem reinventar os seus negócios e superar qualquer desafio.
1Calçado, polainas e artefactos semelhantes, e suas partes