Exportações de calçado de Felgueiras afundam no mês de abril.

Em abril de 2020 o calçado em fabricado em Felgueiras registou uma quebra de 59,9% nas exportações face a abril de 2019.
Exportações de sapatos de Felgueiras afundam no mês de abril.
Autora: Patrícia Covita

Autora: Patrícia Covita

Mestre em Economia

Dados avançados pelo INE1 mostram que a indústria de calçado em Felgueiras apresentou, no mês de abril, uma quebra no volume de exportações de 59,9% face a igual período do ano anterior. Em termos nacionais a quebra foi de 50,5%.

Tendo em conta a situação de pandemia, vivida de forma mais intensa no mês de abril em Portugal e na Europa, era de esperar a existência de uma quebra acentuada nas exportações. Recorde-se que a Apiccaps revelou recentemente que 56% dos seus associados tinham recorrido ao layoff simplificado no mês de abril sendo esta quebra, portanto expectável.

As exportações do calçado português, e em particular o calçado fabricado em Felgueiras, tem vindo a perder força já desde 2018. A pandemia veio só intensificar uma quebra que já existia no sector. Entre janeiro e abril de 2020, o volume de exportações de calçado fabricado em Felgueiras apresentou uma quebra de 13,6% face ao mesmo período de 2019. Em termos nacionais a quebra foi de 14,9%.

O “World Footwear” avança no seu site que, devido à Covid-19, é expectável a existência de uma redução do consumo mundial de calçado, perspetivando uma quebra de 27% na Europa, o que representa uma quebra no consumo de cerca de 908 milhões de pares de sapatos. A América do Norte deverá ter uma queda de 21%, equivalente a 696 milhões de pares, e para a Ásia prevê-se uma queda de 20%, equivalente a 2,4 bilhões de pares de sapatos.

Avizinham-se tempos de incerteza. Os nossos empresários têm de adaptar os seus negócios às novas realidades e padrões de consumo. O “World Footwear” publicou um guia para os retalhistas de calçado, onde destaca a existência de uma maior procura por sapatos confortáveis e laváveis, em detrimento de sapatos formais. As empresas do setor do calçado têm agora a difícil tarefa de interpretar estes sinais e ajustar a sua produção de encontro às necessidades e expectativas do mercado.

Ao longo dos últimos anos os empresários felgueirenses já passaram por tempos difíceis. Conseguiram sempre mostrar que com empenho e determinação conseguem reinventar os seus negócios e superar qualquer desafio.

1Calçado, polainas e artefactos semelhantes, e suas partes

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!