A Expolixa deste ano realizou-se entre os dias 21 e 23 de junho na Praça do Comércio, na cidade da Lixa, com cerca de 50 expositores de produtos artesanais. Organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com a Cooplixa – Cooperativa de Bordados da Lixa, a feira fez parte das comemorações do 29.º aniversário da elevação da Lixa a cidade.
Rosa Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Felgueiras, destacou a importância do evento: “A Expolixa era uma feira já antiga e que em 2018 trouxemos de volta. É realmente importante trazermos de volta tradições que se foram perdendo”.
A feira contou com a representação de vários concelhos, e os visitantes puderam apreciar e adquirir uma vasta gama de produtos, desde bordados e rendas, a doçaria tradicional e esculturas.
Cátia, vice-presidente da Cooplixa, mostrou-se satisfeita com esta edição da feira: “Parece-nos que está a correr muito bem. Há realmente um ambiente e um sentimento de satisfação”. A responsável acrescentou ainda que “há uma vontade imensa de fazer isto de forma mais corrente”, e que o esforço da nova direção é precisamente “contribuir para o desenvolvimento e o reconhecimento do artesanato em geral, e em especial o bordado da Lixa”. Por esse motivo, a Expolixa incluiu também uma homenagem às bordadeiras que se dedicam a essa arte.
Marina Leão, artista plástica, apresentou novidades no seu stand, incluindo macramé e ilustrações personalizadas, e afirmou que estava “a correr muito bem, até porque a área mais focada no macramé acaba por ir buscar um bocadinho o bordado da Lixa”.
No stand do MF Artesanato, houve algumas críticas sobre a divulgação do evento: “Podia ser melhor. Acho que houve pouca divulgação. Nem toda a gente tem acesso às redes sociais.”
A Expolixa incluiu ainda várias atividades culturais e de animação, com música, dança, bombos e workshops, oferecendo uma experiência completa aos visitantes, e celebrando o artesanato e tradições locais.