A 102.ª edição da Expo Riva Schuh & Gardabags abriu portas no passado sábado, dia 11 de janeiro, com perspetivas positivas para o presente e o futuro. A feira conta com 1100 expositores de 36 países, que por estes dias apresentam as suas coleções outono-inverno 2025/2026.
O presente
O panorama otimista apresentado pela Expo Riva Schuh & Gardabags é sustentado por dados preliminares dos organizadores, que indicam uma edição alinhada com a tendência de crescimento iniciada em 2024, tanto na oferta expositiva como na previsão de visitantes. Esta sinergia sublinha a natureza internacional do evento.
Os 50 mil m² de espaço expositivo, juntamente com três hotéis que complementam a oferta da feira (Astoria Resort, Du Lac et Du Parc Grand Resort e Grand Hotel Liberty), vão acolher mais de 1100 expositores, marcas e empresas de 36 países (40,7% da Europa e 59,3% fora da Europa). Destes, 41 representam malas, acessórios e produtos de viagem.
A feira conta com uma forte participação de fabricantes asiáticos, particularmente da China, com 375 empresas, marcas e representantes. Além disso, associações comerciais e instituições nacionais e internacionais de países como Itália, Espanha, Portugal, Brasil, Índia, Turquia, Paquistão e Bangladesh também estão presentes.
Um novo país fez a sua estreia na feira, com uma empresa de Marrocos a participar no evento. Além disso, 134 novos expositores marcam presença pela primeira vez.
As expectativas para os compradores que visitam a feira por estes dias são igualmente altas e positivas. GianPaola Pedretti, gestora da feira, destaca: “As inscrições confirmam a participação de compradores de 111 países, 70% dos quais são proprietários ou chefes de compras. Com o apoio da ICE (Agência Italiana de Comércio), 131 compradores convidados e jornalistas internacionais de 38 países, selecionados pela feira, vão estar presentes pela primeira vez”.
A importância da feira de Riva del Garda no cenário global de exposições da cadeia de abastecimento de moda foi enfatizada por Matteo Masini, chefe do departamento de Bens de Consumo da ICE: “Os esforços de captação implementados ao longo dos anos em colaboração com a feira cultivaram relações duradouras com líderes do setor, consolidando a posição da Itália como um ator global chave”.
O responsável explica que, “como agência, estamos focados em fortalecer laços com mercados da região do Golfo, Sudeste Asiático, e Europa Central e Oriental, que mostram uma evolução promissora no gosto e interesse. Não podemos esquecer o continente africano, onde ampliámos a nossa rede – um mercado em evolução que merece atenção para o futuro”.
Algo que reforça a vitalidade da feira e o seu papel como mais do que um centro de negócios é o facto de o evento contar com 19 iniciativas destinadas a envolver os participantes na exploração de tendências de consumo (Área de Destaques), inovações para o retalho (Innovation Village), perspetivas sobre mercados internacionais chave (Market Focus) e oportunidades de networking (Expo Riva Nights).
“Todas estas iniciativas, juntamente com o trabalho feito no terreno para aprofundar relações e conhecimento de mercado – cerca de 10 em 2024 – são o antídoto que propomos para contrariar a contração geral do mercado,” comentou Alessandra Albarelli, diretora-geral da Riva del Garda Fierecongressi.
“O nosso objetivo é oferecer tanto à procura como à oferta oportunidades para descobrir as mais recentes inovações, ajudar a identificar os fornecedores e parceiros certos através de um sistema avançado de inteligência empresarial, e conectar operadores online – um canal de distribuição em rápido crescimento – na feira. Acima de tudo, mantemo-nos focados em atrair compradores de médio porte – cadeias com 5, 10 ou 30 lojas – que estão particularmente bem equipadas para enfrentar os desafios económicos atuais”, afirma.
O futuro
Graziano Rigotti, membro do Conselho de Administração da Riva del Garda Fierecongressi, em nome do presidente Roberto Pellegrini, apresentou o tema da futura expansão do evento: “Orgulhamo-nos de fazer parte do sistema de feiras italiano, um ponto de referência chave para a cadeia de abastecimento de moda internacional. A Expo Riva Schuh & Gardabags, com o seu forte enfoque internacional, é indispensável. Para consolidar esta posição, continuaremos a investir em instalações e serviços expositivos de vanguarda”.
A feira tem como objetivo oferecer uma experiência melhorada aos expositores e visitantes: “Este investimento reflete o nosso compromisso com o crescimento da Expo Riva Schuh & Gardabags, apoiando o desenvolvimento empresarial de uma feira que superou crises económicas e pandémicas para regressar à sua plena capacidade”.
Após a conclusão do novo parque de estacionamento de vários andares em 2024 e a inauguração de uma nova área de restauração no Pavilhão D (com uma área de self-service para 180 pessoas e um restaurante à la carte com capacidade para 60 lugares), na presença de autoridades locais, os novos desenvolvimentos vão focar-se na ampliação do espaço expositivo disponível.
Em junho de 2025, será inaugurado o Pavilhão B1 ampliado. Em 2026 e 2027, arrancam as obras de um novo pavilhão de dois andares e do novo hall de receção.
Este é um crescimento planeado e estratégico, concebido para proporcionar benefícios adicionais aos principais intervenientes da cadeia de abastecimento de moda, fabricantes e compradores.