A Expo Riva Schuh & Gardabags terminou ontem, dia 14 de janeiro, e de acordo com a organização a 102.ª edição da feira contou com 9 mil participantes, provenientes de cerca de 100 países, número consistente com os registos de janeiro de 2024. A satisfação dos expositores superou as expectativas, com 1100 participantes de 36 países a relatarem bons resultados.
A Expo Riva Schuh & Gardabags conclui esta edição com resultados sólidos, apesar das condições de mercado desafiantes. Embora a recessão económica mundial tenha colocado dificuldades, o evento demonstrou a sua força na promoção de uma comunidade próspera. Riva del Garda continua a ser um ponto de encontro onde parcerias comerciais e conexões humanas perduram. A feira continua a ser uma plataforma para criar oportunidades de negócio, conectar oferta e procura, oferecer insights sobre tendências de consumo, explorar mercados internacionais e apresentar inovações no retalho.
Um centro de negócios
O número de visitantes manteve-se estável, igualando os 9 mil registados em janeiro de 2024. Os compradores tiveram a oportunidade de explorar coleções de 1100 expositores, incluindo empresas e marcas de renome. Foram ainda promovidos um total de 19 eventos, que ofereceram aos profissionais do setor insights sobre tendências de mercado, oportunidades de negócios e desenvolvimentos.
Os números refletem a importância da Expo Riva Schuh & Gardabags para a indústria de calçado e acessórios. De acordo com Alessandra Albarelli, diretora-geral da Riva del Garda Fierecongressi, “ser os primeiros a abrir a temporada de inverno 2025/26 é, sem dúvida, uma estratégia vencedora, altamente valorizada pelos compradores. A ampla gama de coleções internacionais, juntamente com fornecedores que oferecem produção de marca própria e marcas reconhecidas – em diversas faixas de qualidade e preço – provou ser a chave para o sucesso.”
Este é um sentimento partilhado por compradores como Tracy Tao, da Yifu Garment na China: “Represento o maior retalhista de vestuário na China, com 3500 lojas. No ano passado, expandimos para os mercados ocidentais com três lojas em Paris e uma em Nova Iorque. Aqui, em Riva del Garda, estamos à procura de acessórios de moda, sapatos e malas de alta qualidade, fabricados na Europa, a preços competitivos – um requisito essencial. O nosso objetivo é aumentar o valor médio das transações dos nossos clientes e oferecer acessórios complementares às nossas coleções de vestuário nas lojas na China.”
Apelo internacional
Benvenuto Candiani Arantes, da Andacco (Brasil), destaca outro aspeto do evento: “Para nós, a feira sempre foi um evento estratégico para entrar no mercado europeu. Este ano, encontramos um novo comprador da Argentina, mesmo estando próximos geograficamente.”
Roberto Pellegrini, presidente da Riva del Garda Fierecongressi, reforça o impacto global do evento: “A feira continua a atrair profissionais do setor de todo o mundo. Os expositores provêm de 36 países, enquanto os visitantes representam cerca de 100 nações – 80% da Europa, 12% da Ásia, com a participação das Américas e da Oceânia a manter-se estável, e um aumento notável de visitantes de África”.
A solução para navegar nas dinâmicas do mercado
Os vários eventos realizados durante a feira registaram uma boa adesão. A Highlights Area teve várias atividades, oferecendo insights sobre as tendências de consumo para sapatos masculinos e femininos, malas e ténis.
O envolvimento também foi elevado nas sessões de Market Focus, que permitiram conectar compradores e vendedores para além dos stands de exposição. Igualmente populares foram as apresentações no Innovation Village Retail e a grande final da Startup Competition, que terminou com a vitória da Cloov. A aplicação que oferece uma solução integrada para alugar, comprar e vender foi reconhecida pela sua capacidade de combinar inovação tecnológica com sustentabilidade ambiental.
A Expo Riva Schuh & Gardabags demonstrou como uma feira comercial pode ser mais do que um local ideal para efetuar encomendas: é também uma oportunidade para adquirir conhecimento e criar uma rede de networking valiosa.
Jerick Sobie, da Lucky Feet (EUA), afirma que foram à Expo Riva Schuh “para encontrar parceiros fiáveis que possam fornecer produtos de qualidade a preços mais competitivos, enquanto nos preparamos para enfrentar a possibilidade de aumento de custos causado por potenciais tarifas de importação.”
Anúncios e novos desenvolvimentos
A edição de janeiro de 2025 da feira também foi palco de vários anúncios. Em primeiro lugar, a introdução de um novo formato para o Gardabags, que, a partir de junho de 2025, ocupará os Pavilhões A2 e B2 da feira, passando a acolher o dobro dos expositores de malas e acessórios.
No que diz respeito ao investimento e desenvolvimento do centro de exposições, as obras vão começar em breve. A expansão do Pavilhão B1 será inaugurada já em junho de 2025 e, até 2028, será concluída uma nova estrutura de dois andares. Esta expansão vai oferecer mais espaço para apresentar coleções de calçado, malas e acessórios.
A próxima edição da Expo Riva Schuh & Gardabags decorre de 14 a 17 de junho de 2025.