Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
A manhã de hoje, quinta-feira, em Felgueiras foi marcada pela visita de jornalistas das principais revistas europeias de moda e influencers à fábrica de calçado Samba. A iniciativa, promovida pela marca Veja, reuniu 15 jornalistas e 7 e influencers de renome, com o objetivo de mostrar a produção de calçado da marca, exclusiva para o mercado europeu.
A visita à fábrica iniciou-se às 10h30 da manhã. Rui Oliveira, diretor da fábrica de calçado Samba, desempenhou o papel de anfitrião, proporcionando aos presentes uma breve explicação sobre o setor do calçado português, assim como uma apresentação sobre a Samba.
Seguiu-se uma visita às instalações, do laboratório até ao armazém, passando inevitavelmente pela produção, o coração de qualquer fábrica de calçado. Em plena atividade, encontrava-se a linha de produção das sapatilhas Veja, modelo V-90. Nesta fase, os jornalistas e influencers presentes tiveram a oportunidade de observar de perto as diversas fases do processo de fabrico das sapatilhas: do corte, da costura ao acabamento e controlo de qualidade.
Célia Teynie, Relações Públicas da Veja, contou ao Felgueiras Magazine que o objetivo desta visita era “mostrar aos jornalistas europeus que temos uma nova fábrica a produzir calçado na Europa e para a Europa, uma vez os sapatos que são aqui fabricados destinam-se apenas a serem comercializados no mercado europeu. Queríamos apresentar-lhes este novo projeto, iniciado no ano passado, e que vissem o trabalho que estamos a desenvolver em Portugal, porque é a primeira vez que temos uma segunda cadeia de fornecimento além da que existe no Brasil”.
Já Rui Oliveira disse ao Felgueiras Magazine que “Esta visita é importante porque vai permitir dar a conhecer o nosso trabalho a diversos agentes de comunicação espalhados um pouco por toda a Europa. Mais que conhecer a fábrica, penso ser muito importante promover o produto Made in Portugal pelas melhores razões em marcas que tenham uma forte visibilidade externa. Outras se poderão seguir e vai-nos beneficiar a todos”.
“Que Portugal possa ser referência no segmento de qualidade. E que Felgueiras e a indústria do calçado sejam mais reconhecidas pela competência dos seus trabalhadores, pelo seu povo empreendedor, pela qualidade, pela resiliência e pela esperança de melhores dias nestes tempos mais conturbados”, enfatizou Rui Oliveira.
A Veja opta por não divulgar o número de pares de calçado que serão produzidos em Portugal este ano, preferindo mostrar e falar “sobre o que está feito, e o que foi feito”. Contudo, a produção do modelo V-90 pode representar o primeiro passo para a futura produção de outros modelos da Veja em Portugal.
A presença de jornalistas de revistas e jornais internacionais como Max Magazine, Fashion Network, Harper’s Bazaar, Vogue Business, Ethic Magazine, Fucking Young Magazine, Elle ou Esquire, e ainda da imprensa portuguesa como a Visão, Observador ou Público, reforça a importância da Veja como marca de calçado de referência mundial, mas é também importante para a indústria de calçado nacional. O Felgueiras Magazine, único órgão de comunicação local presente, agradece à Veja pelo convite e pela oportunidade de estar presente nesta visita à fábrica de calçado Samba.