Estofos de carros em fim de vida dão origem a sapatilhas amigas do ambiente. São produzidas em Felgueiras!

Uma empresa de Felgueiras reaproveita os estofos, que ganham uma nova vida em forma de sapatinhas, evitando a sua deposição em aterros. O ambiente agradece!
calçado feito com estofos de carros

A Steelground, marca de calçado pertencente à empresa felgueirense Segura Sic, Lda., lançou recentemente no mercado sapatilhas feitas a partir de estofos de assentos de carros em fim de vida.

É numa sucata local que tecidos são retirados dos assentos de carros em fim de vida e enviados para a fábrica da Segura Sic, Lda. Procede-se à sua lavagem e secagem. São novamente cortados, costurados e moldados para dar origem à sapatilha. A sapatilha em si, é constituída por uma microfibra branca semelhante à pele, mas com a vantagem de ser ética e mais duradoura. A calcanheira e forro são também em microfibras vegan. A sola tem na sua composição 70% de borracha reciclada. É um exemplo da economia circular!

“A nossa geração e a dos nossos filhos, têm a oportunidade de mudar o curso da história, de fazer parte dela, ao adotar medidas que promovam a sustentabilidade do nosso planeta. Se por um lado podemos reutilizar produtos já existentes, como estofos de carros, também recorremos a um tecido semelhante à lona, com origem no plástico recolhido durante a pesca ou resultante da reciclagem habitual, chamado de Seaqual fabric”, disse Linda Teles, responsável de vendas da Steelground, acrescentando que, na produção de calçado, podemos também “utilizar aquilo que a Natureza nos fornece, como a cortiça, tão conhecida dos portugueses, ou a Pinatex (feito das fibras das folhas de ananás), a Juta, algodão orgânico, etc.”. Inclusive, para os mais “tradicionalistas” e reticentes, “há sempre uma opção à pele, muito semelhante, que são as chamadas microfibras éticas, já que não resultam da exploração animal”, concluiu Linda Teles.

As sapatilhas da Steelground estiveram recentemente em destaque na Neonyt, Feira Internacional de Moda, Sustentabilidade e Inovação, em Berlim, tendo recebido menções em vários órgãos de comunicação social internacionais. Os principais mercados destas sapatilhas sustentáveis são a Alemanha e a França.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!