"Estive em contacto diversos dias com uma pessoa que manifestou, ontem, sintomas da COVID-19 (tosse e dificuldade em respirar). Devo ficar em casa?"
Em primeiro lugar, é necessário distinguir se esteve em contacto com alguém com suspeita ou confirmação de COVID-19. Os sintomas que refere são similares a várias outras infeções respiratórias comuns nesta altura, e não significam que a pessoa tenha a doença.
Se esteve em contacto com alguém suspeito de ter COVID-19, deve contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as recomendações.
De qualquer forma, só têm indicação para isolamento em casa as pessoas que tiveram contacto de alto ou baixo risco com casos de COVID-19, e que são identificadas pela Autoridade de Saúde. Toda a população deve cumprir cuidadosamente as medidas de prevenção: etiqueta respiratória (tossir e espirrar para o cotovelo, ou para um lenço de papel, que deve ser descartado) e higiene das mãos (lavar frequentemente com água e sabão durante 20 segundos, ou friccionar com soluções à base de álcool). Pode também reservar alguma distância em relação a outras pessoas, em especial perante pessoas com sintomas respiratórios como os que descreveu, e evitar cumprimentá-las pelo toque (abraço, beijo ou aperto de mão).
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.