A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) marca presença no projeto Pegadas, um programa formativo que visa promover a empregabilidade dos jovens através do Caminho de Santiago.
O evento de apresentação do projeto decorreu no início de março, em Vigo, e reuniu representantes de diversas instituições, associações locais e das instituições parceiras. A ESTG participa neste projeto através do diretor do Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI), Vitor Braga. A intituição reforça assim o seu compromisso com iniciativas de formação transfronteiriças e colaboração internacional.
Durante o evento, foram apresentadas as atividades previstas e os objetivos do Pegadas, que incluem a formação de jovens entre os 18 e os 29 anos através de um percurso formativo baseado no empreendedorismo, digitalização e sustentabilidade. O programa propõe uma abordagem com a metodologia Outdoor Learning, combinando e-learning e atividades presenciais ao longo do Caminho de Santiago.
O Pegadas tem, também, como objetivos principais fomentar a colaboração entre universidades, empresas de formação e entidades públicas locais para desenvolver programas inovadores que facilitem a integração profissional dos jovens. Além disso, o projeto valoriza o Caminho de Santiago como um eixo de experiências transfronteiriças, incentivando os participantes a documentar suas vivências através de curtas-metragens que promovam a rota histórica.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, através do Prof. Vitor Braga, reforçou a importância da colaboração entre instituições académicas e empresariais para criar oportunidades de capacitação que impactem positivamente a empregabilidade dos jovens.