A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto comemorou, no dia 18 de novembro, um marco importante: o seu 25.º aniversário. A sessão comemorativa decorreu nas instalações da Escola e contou com a presença do diretor-geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato.
Luís Lima, presidente da ESTG, foi o anfitrião e começou por agradecer a presença de todos os que se associaram à comemoração do 25º Aniversário da ESTG, numa plateia repleta de comunidade interna e externa. O presidente fez uma passagem pelo tempo decorrido, refletindo que “as principais realizações dos últimos 25 anos continuam a ser no domínio do imaterial.”
Entre todos os outros objetivos estratégicos e projetos da ESTG a nível nacional e internacional, o presidente salientou que “mantém-se também o ADN interdisciplinar da Escola – no portefólio formativo, na investigação e na transferência de conhecimento. Esta interdisciplinaridade é estratégica para podermos continuar a ser atores pró-ativos no desenvolvimento da Região do Tâmega e Sousa.”
Joaquim Mourato, diretor-geral do Ensino Superior, lembrou a sua ligação à ESTG, recuando há 15 anos quando se desenvolviam os primeiros esforços na concretização das novas instalações da ESTG: “Apesar da distância tenho mantido uma proximidade afetiva”, disse, lembrando a parceria criada entre o Politécnico de Portalegre e o Politécnico do Porto para a construção de um novo edifício na ESTG. “Hoje, ver que a Escola finalmente construiu o tão desejado edifício é uma satisfação enorme”.
O diretor-geral do Ensino Superior deixou ainda uma mensagem de incentivo para a realização de uma ação concertada entre os principais atores do território na definição de uma visão de futuro para a região.
Beatriz Abreu, presidente da Associação de Estudantes da ESTG, reforçou o comprometimento dos estudantes “com a responsabilidade de participar ativamente na definição do percurso académico e de promover a valorização do conhecimento e da inovação”. Mostrou-se também satisfeita com a instituição, por ver as vontades e reivindicações dos estudantes ouvidas, conseguindo-se a construção de um novo edifício na ESTG e o avanço na concretização da fase de projeto da residência de estudantes em Felgueiras.
Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, salientou os esforços realizados pelo Município na diversificação do tecido empresarial de Felgueiras, vendo nas empresas que se sediam em Felgueiras uma oportunidade para a comunidade estudantil da região. O presidente mostrou ainda a disponibilidade do Município em colaborar com a ESTG nos mais variados domínios.
Paulo Pereira, presidente do Politécnico do Porto, destacou o “assinável desenvolvimento da Escola em todos os seus eixos estratégicos”, ressaltando o papel do presidente Luís Lima pela sua “visão estratégica, atitude empreendedora, a resiliência, e o seu envolvimento com a comunidade tem caracterizado a sua atuação e das suas equipas, e com reconhecido mérito tem ultrapassado obstáculos e vencido os desafios com que se tem confrontado.”
O presidente do Politécnico do Porto referiu ainda que em breve será iniciada a construção da residência de estudantes, agradecendo ao presidente do Município de Felgueiras as diligências realizadas em prol do projeto.
A celebração do 2.5º aniversário incluiu as homenagens aos colaboradores que completam 10 e 20 anos de serviço na ESTG, bem como aos profissionais aposentados que contribuíram para o crescimento da Escola. O protocolo entre a ESTG e o Município de Felgueiras permitiu, mais um ano, a entrega de prémios de mérito no valor de 1000€ aos estudantes residentes no concelho que ingressaram no 1.º ano com a nota mais elevada nas licenciaturas da ESTG.
A tarde foi enriquecida com um momento de apresentação artística das tunas da ESTG, AvenTUNA e TUSA – Tuna Académica da ESTG, promovendo um ambiente de convívio e celebração, encerrado com um verde de honra.