fbpx

Está criado o movimento anti-lítio no Seixoso

“Seixoso: lítio não” é a mensagem que tem sido escolhida por muitos habitantes do concelho de Felgueiras, e em especial da cidade da Lixa, em discordância com a decisão de autorizar a prospeção deste minério.
seixoso lítio

Pub.

A Login contribui para que este artigo seja de leitura gratuita para todos. Login: Agência criativa de marketing digital especializada na indústria da moda.

Visite-nos em www.login-alpha.pt

login alpha

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) viabilizou a área denominada “Seixoso-Vieiros” que abrange os concelhos de Amarante, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Guimarães e Mondim de basto. O estudo de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovido pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), divulgado esta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, permitiu a pesquisa e prospeção do lítio nesta zona, e em mais cinco, nomeadamente: Massueime e quatro áreas na região de Guarda- Mangualde.

A decisão do Governo fez vários populares exteriorizarem a sua revolta contra este parecer nas redes sociais, particularmente no Facebook, onde foi criado um grupo de manifestação “Movimento Anti-Lítio – Seixoso”, que conta atualmente com 3,4 mil membros. “Seixoso: lítio não” é a mensagem que tem sido escolhida por muitos habitantes da Lixa, em discordância com a decisão de autorizar a prospeção deste minério.

“O povo da Lixa nem informado foi. Será que as pessoas sabem o que é o Lítio? Vergonha!” escreveu um cidadão indignado. “As pessoas vão ver as suas casas sofrer uma desvalorização pois ninguém quer morar perto de uma mina a céu aberto. O pó vai contaminar produções agrícolas, vinícolas, cursos de água, e o ar vai ficar contaminado”, escreveu outro. O desacordo da população em relação à prospeção de lítio, mereceu já uma petição pública, cujo objetivo é evitar esta exploração, que atingiu até ao momento 3.082 assinaturas.

A estratégia de exploração do lítio em Portugal tem sido fortemente criticada por motivos ambientais e sociais, mas também pelas dúvidas em relação à viabilidade económica. O Governo mantém, no entanto, o plano de colocar o país a liderar a produção do lítio na Europa.

Pub

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub