Numa pesquisa levada a cabo pela Fundação Nacional do Sono, uma organização não-governamental dos Estados Unidos, divulgou-se que 60% da população mundial sofre com algum grau de insónia. Dificuldades em dormir são mais comuns do que pensa e, por norma, são também sintomáticos de outros problemas. Uma boa noite de sono pode ser reparadora, mas dormir bem e com frequência é vital para uma vida mais saudável e equilibrada. Por isso, não descure o seu sono!
Nesse sentido, estamos aqui para lhe dar algumas dicas para adormecer e também para melhorar a qualidade do seu sono.
Prepare-se para dormir
Da mesma forma como corta os legumes e prepara os ingredientes antes de cozinhar, também se pode preparar para dormir!
Assim sendo, comece por criar uma rotina de sono e antes da hora de ir para cama, envie sinais ao seu corpo de que está na hora de desligar. Para isso, pode começar por apagar as luzes, optando antes por uma iluminação mais débil. Opte também por luzes mais quentes – pode até, para isso, colocar um pano vermelho, por exemplo, nos candeeiros.
Evite o contacto com ecrans (televisão, telemóvel, etc.), pois estes acabam por estimular mais o cérebro, ativando-o, em vez de o relaxar.
Quando inicia este processo é um bom momento para tomar o seu Melamil dorminstant. Trata-se de um suplemento alimentar, à base de melatonina que lhe ajuda a adormecer mais fácil e rapidamente – note que o Melamil não causa nem dependência, nem sonolência quando acorda! Aliás, a razão pela qual funciona tão bem, é porque os seus compostos (como o Triptofano, o magnésio e vitaminas, como a B3 ou a B12) contribuem para reduzir o cansaço e a fadiga, ao mesmo tempo que actuam no sistema nervoso, contribuindo para a ativação do processo de adormecimento.
Por último, se é dos que quando toma banho se sente mais relaxado, então, tomá-lo na meia hora antes de ir dormir pode ser uma boa ideia.
Deste modo, não só vai dormir muito melhor, como também adormecer mais rapidamente.
Outras dicas para quem tem problemas em dormir
Além de preparar o momento de ir para a cama, existem outras boas práticas que pode colocar em prática. Eis alguns exemplos:
- Alimentação saudável: Comer bem é saúde e sobretudo à noite, evite bebidas estimulantes, como o álcool e o café. Beba antes um leite morno ou um chá. Evite também alimentos demasiado açucarados.
- Pratique desporto: O desporto não é apenas bom para a potência física e muscular! Outras vantagens comprovadas da sua prática revelam-se também no campo da saúde mental e da qualidade do sono.
- A cama: Para dormir bem, a sua cama tem de ser confortável e convidativa. Um bom colchão é também essencial para uma boa postura e para tornar uma noite de sono mais agradável. Não descure a importância da almofada ou até da qualidade de uns bons lençóis.
- Exercícios respiratórios: Sabia que quando respira profundamente está a enviar ao cérebro a mensagem de que é chegado o momento de desacelerar? Assim sendo, antes de ir dormir inspire e expire, deixe-se relaxar e deixe que o seu cérebro perceba que é hora de dormir.
E chegando a hora de dormir, o nosso desejo é apenas um: bons sonhos!.