Espetáculo sobre alterações climáticas vai percorrer escolas dos 11 municípios da CIM do Tâmega e Sousa

É já amanhã, na Casa das Artes de Felgueiras.
Alteracoes Climaticas_Teatro

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai levar à cena, durante o próximo mês, uma peça de teatro infantil dedicada à problemática das alterações climáticas. Esta ação surge na sequência da elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa, documento no qual se identificam as principais vulnerabilidades climáticas desta região e as medidas a adotar com vista à minimização dos seus impactos e riscos, e cuja apresentação decorreu no passado dia 20.

O espetáculo, que será reproduzido nos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, terá como espectadores os alunos dos 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo do ensino básico, bem como os respetivos professores, procurando sensibilizá-los para a temática das mudanças climáticas.

O calendário das exibições será o seguinte: 1 de outubro, Escola Secundária de Lousada; 2 de outubro, Casa das Artes de Felgueiras; 3 de outubro, Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses (Celorico de Basto); 4 de outubro, Cinema Teixeira de Pascoaes (Amarante); 15 de outubro, Auditório Municipal de Resende; 16 de outubro, Auditório Municipal de Cinfães; 17 de outubro, Marco Fórum XXI (Marco de Canaveses); 18 de outubro, Auditório Municipal de Baião; 22 de outubro, Centro Escolar de Freamunde (Paços de Ferreira); 23 de outubro, local a definir em Penafiel; e 24 de outubro, Escola Secundária de Castelo de Paiva.

A peça, produzida pela companhia Leirena Teatro, tem como ponto de partida o conto tradicional Os três porquinhos, adaptando a história tradicional à problemática das alterações climáticas. Nesta nova trama, intitulada de Oink, o conflito entre os três porquinhos e o lobo é substituído pelo conflito entre os três protagonistas e o seu estilo de vida, abordando a forma como terão de se adaptar para poderem sobreviver. A par do texto dramático, a intervenção artística e pedagógica em torno da adaptação às mudanças climáticas está presente em todo o processo criativo da encenação e da construção cénica, visível nos materiais e objetos naturais usados em cena. Esta ação insere-se no âmbito da operação Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa, integrada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa, que definiu, numa das suas prioridades de investimento, a concessão de apoio ao investimento para a adaptação às alterações climáticas, incluindo abordagens baseadas nos ecossistemas.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.