O Agrupamento de Escolas de Airães recebeu das mãos do Primeiro Ministro, António Costa, o prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, num evento que ocorreu no passado dia 12 de outubro no Templo da Comunidade Hindu, em Lisboa.
Na cerimónia, esteve também presente o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Embaixador da Índia em Portugal, Manish Chauhan, tendo a escola sido representada pela coordenadora de projetos, Mónica Cunha, e pela aluna Inês Lopes, do 12.ºB, que receberam o prémio.
O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania consiste numa distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.
Foram entregues os selos «Escola Gandhi» às 30 escolas vencedoras, numa lista de 50 projetos finalistas que incluem jardins sustentáveis, programas educativos, projetos de intervenção comunitária e campanhas de sensibilização.
O bem-estar animal, foi o tema da primeira edição do prémio e o Primeiro-Ministro citou Mahatma Gandhi referindo que “a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados”.
Na página de Facebook do Agrupamento de Escolas de Airães pode ler-se “é com um orgulho enorme que, enquanto comunidade educativa, recebemos esta distinção, para nós de importância imensa. Parabéns a todos os professores, alunos e restante comunidade educativa que estiveram envolvidos no projeto! A família Airães está de coração cheio e já pronta para enfrentar o próximo desafio: “Os Oceanos”!”