A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Fontão, em Friande, já tem novos órgãos sociais. O ato eleitoral decorreu no dia 28 de abril, no salão paroquial da freguesia de Friande. Susana Cardoso é a nova presidente da direção, Silvana Costa foi eleita presidente da Mesa da Assembleia Geral e António Silva assume as funções de presidente do Conselho Fiscal.
“Na nossa visão, à escola cabe o papel de instrução, e aos pais e encarregados de educação a educação, um valor mais lato que abrande o pleno desenvolvimento intelectual, físico e moral de um indivíduo e a sua adequada inserção na sociedade, daí a urgente necessidade das famílias estarem envolvidas diariamente na escola num compromisso conjunto que envolve todos”, disse Susana Cardoso ao Felgueiras Magazine, acrescentando que o “papel da educação pertence às famílias é um direito fundamental. E este direito deve ser resgatado. Assistimos a um certo comodismo em que aos poucos estamos a deixar todo o papel educativo nas mãos do Estado e isso é um caminho perigoso que leva à formatação e unificação de pensamento, o que leva a uma sociedade amorfa, sem espírito critico e com perda de identidade cultural. A reflexão que nos inspira a intervir no ambiente escolar não é que mundo vamos deixar para os nossos filhos, mas sim, que filhos vamos deixar no mundo?”, realçou.
Susana Cardoso adianta que a Associação de Pais pretende “envolver todos os pais neste projeto de crescimento por acreditar que os nossos filhos serão tanto melhores quanto a nossa capacidade de dar exemplo e crescer continuamente”, e que a Associação de Pais vai apostar na organização de ações de formação direcionadas para os pais e encarregados de educação em áreas “fundamentais da condição humana: Intelectual, Financeiro, Profissional, Servir, Saúde, Social, Filhos, Conjugal, Parental, Espiritual e Emocional”.
A nova presidente da Associação de Pais da Escola Básica de Fontão informa ainda que “também estão a ser agendadas iniciativas dirigidas a toda a freguesia“, uma vez que o desejo é que “toda a comunidade se envolva, ajudando esta associação a ser uma voz ativa e interventiva na resolução de dificuldades, são exemplo: alargar a oferta de atividades extracurriculares, a intervenção no espaço de recreio com pavimentação e instalação de parque infantil, e a calendarização e organização de visitas de estudo”.