A Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras encheu-se de cor e emoção no passado sábado, 11 de outubro, com mais uma sessão do projeto “Vem ouvir pra contar”, que levou até ao espaço 33 crianças, acompanhadas pelos seus pais e mães, para ouvirem o conto “O guarda-chuva do Sr. Hulot”, de Suzana Ramos.
A história foi contada por Iola Ferronha, enfermeira no Centro de Saúde de Felgueiras, que deu vida ao famoso guarda-chuva do Sr. Hulot — um objeto que se transforma num guarda-noturno, guarda-viagem, guarda-conversas e até num guarda-sol, num jogo criativo entre palavras, imaginação e emoções.
No final da leitura, as crianças foram desafiadas a pintar um guarda-chuva que representasse o pai ou a mãe, enquanto os adultos pintavam o que simbolizava o filho ou filha. Cada um completou a frase “Tu és o meu guarda-…”, dando origem a partilhas ternas e inspiradoras como “Tu és o meu guarda-amor” e “Tu és o meu guarda-sonhos”.
No dia seguinte ao da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, a iniciativa espalhou bons pensamentos e sentimentos, reforçando o valor das emoções positivas, da empatia e da ligação familiar através da leitura.
A próxima sessão do “Vem ouvir pra contar” realiza-se no dia 8 de novembro de 2025, numa edição especial dedicada a autores locais.
O projeto, de caráter mensal, é uma atividade complementar ao Programa de Promoção da Consciência Fonológica e Consciência Lexical Pré-escolar, que está a ser implementado em todos os Jardins de Infância da rede pública do Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).
O “Vem ouvir pra contar” tem como principal objetivo promover momentos de leitura em família, incentivando hábitos de leitura desde a infância e facilitando o acesso à literatura infantil.