A Vapesol, em parceria com o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, é a primeira empresa a nível mundial a conseguir reverter o processo de expansão do EVA através de um processo de reciclagem, conseguindo, desta forma, reutiliza-lo nesta primeira fase em 15% EVA reciclado. O objetivo da Vapesol é alcançar os 50% de material reciclado reintroduzido na produção.
“Com a constante procura e preocupação por parte dos nossos clientes com o tema sustentabilidade, a Vapesol tem procurado incessantemente desenvolver e inovar com novos materiais que possam satisfazer a procura do mercado”, disse Diogo Ribeiro, responsável de comunicação da Vapesol.
O EVA é um dos materiais mais procurados da atualidade para construção de solas devido às suas principais características: resistência, flexibilidade e leveza.
“A sustentabilidade está a ser, nos dias de hoje, um tema central. O plástico é muitas vezes visto como o ‘patinho feio’ do nunca ecológico”, disse Décio Pereira, CEO da Vapesol, acrescentando que se trata de um “erro histórico”, uma vez que o plástico “é e foi uma das maiores invenções da história da humanidade: vasta ver os nosso carros, os aviões, a utilidade deste no combate a esta pandemia”.
“Temos sim, como em tantas outras coisas, saber dar um bom uso quer a montante, quer a jusante. A montante com políticas industriais racionais, onde a Vapesol é um exemplo a seguir, já com imensas medidas adotadas e mais especificamente esta neste momento a terminar o processo de certificação ambiental. Durante o processo encontrar métodos de produção e materiais mais amigos do ambiente. E por fim a jusante, ou seja, no final da cadeia de produção dar o devido tratamento e encaminhamento a todos os desperdícios”, destacou Décio Pereira.