A Pens.pt é uma empresa de referência no mercado de brindes publicitários, com “uma grande variedade de ofertas corporativas e material promocional”. A empresa nasceu com um negócio principal muito específico, “direcionado para um nicho muito particular”: Pens USB Personalizadas para empresas e eventos.
Emanuel Botelho, uma das caras por trás deste sucesso, conta que “com o passar do tempo, a marca naturalmente se adaptou ao mercado, e às necessidades dos nossos clientes”, contribuindo para que, hoje em dia, seja possível “fornecer praticamente qualquer tipo de brinde / merchandising personalizado”.
O empreendedor, que se mudou recentemente para Felgueiras revela “já conhecia Felgueiras” e que gosta “bastante da cidade e em bom rigor, da zona Norte. Até ao momento, está a ser muito bom. Fui muito bem recebido, adaptei-me bem à mudança, tenho conhecido gente simpática, trabalhadora, empenhada”, e que, por tudo isto, “o balanço é bastante positivo”.
Emanuel Botelho explica que o seu caso terá sido “mais ou menos híbrido”, pois apesar do negócio da Pens.pt já ter 11 anos de existência, toda a mudança e instalação na nova sede foi “na prática um restart, implicando um enorme esforço para não passar qualquer tipo de turbulência comercial aos nossos clientes”.
No que diz respeito ao tecido empresarial de Felgueiras, Emanuel Botelho diz ter notado que “não há por cá, corrijam-me se não procurei o suficiente, um ninho de empresas, ou uma incubadora de empresas”, explicando que seria importante para o concelho, pois se um empresário ou um empreendedor quisesse lançar um negócio ou empresa, poderia assim “ter apoio em várias vertentes, como rendas de espaço mais acessíveis, contactos e troca de experiências com outros empresários, desburocratização e acesso mais fácil e imediato a uma rede de entidades que normalmente fazem parte da vida das empresas (contabilidade, banca, serviços, etc.)”.
Emanuel Botelho conta que a entrada para a empresa deu-se “em 2011, após convite por parte do meu ex-sócio, para trabalhar no Departamento Comercial”, e que, entretanto, assumiu “as funções de diretor comercial”. Posteriormente, em 2015, passou a sócio-gerente da empresa que “na altura detinha a marca Pens.pt”.
Quanto à fonte de inspiração nos produtos, Emanuel Botelho explica: “por termos nascido com as pen drives, temos no nosso ADN uma vertente tecnológica. Contudo, o que nos motiva e nos oferece verdadeira inspiração, é aconselhar e sugerir aos nossos clientes produtos personalizados que tenham a ver com a sua atividade, ou tão simplesmente soluções de brindes e merchandising adequadas às suas necessidades mais prementes, quer para participação em eventos, ou ofertas a colaboradores e clientes”.
A Pens.pt é uma empresa que tem encomendas de grandes marcas como a SIC, NOS, McDonalds, Media Capital, Mazda, Lidl, entre muitos outros. Emanuel Botelho explica que desde o início da atividade da Pens.pt, o Departamento Comercial teve sempre “uma preocupação especial em chegar a determinado tipo de clientes de uma forma muito direta, com alguma formalidade, sim, mas de certa forma ‘cortando o gelo’, algo que nem sempre acontece em procedimentos de captação de clientes”. O empreendedor sublinha que, foi assim, que alguns clientes de renome “começaram a trabalhar connosco em resultado dessa abordagem”, enquanto outros “chegam até nós por via orgânica de pesquisa ou por referência de outros clientes que ficaram satisfeitos com o nosso trabalho”.
Emanuel Botelho confidencia que o mercado dos brindes é “bastante competitivo”, e que tem notado que “muitas vezes o que faz fidelizar um cliente nem é tanto o preço do produto, mas o atendimento, a informação, a responsabilidade e o cuidado em todos os passos de um processo compra/venda”. O empresário afirma convictamente que é por tudo isso que a Pens.pt se distingue da concorrência: “pela relação próxima que temos com quem nos contacta, e a “obsessão” em enviar ao cliente nada mais nada menos do que aquilo que pediu, sem problemas, sem más surpresas”.
É com orgulho que Emanuel Botelho diz que “há cerca de 4 anos, atingimos a liderança em Portugal no setor de nicho das pen drives personalizadas”, explicando ainda que tal feito se deveu a duas situações: “percebemos de pens como ninguém, e conseguimos praticar qualidade superior a preços equilibrados como ninguém”.
Quanto ao que o futuro reserva para a Pens.pt, o empresário destaca que a intenção da Pens.pt passa por “aumentarmos a nossa quota de mercado, ou seja, merecermos a confiança de mais clientes no espaço nacional relativamente ao mundo dos brindes e do merchandising personalizado”, bem como “estar na linha da frente em soluções frescas e inovadoras de produtos promocionais para empresas e eventos”.