fbpx

Empresa de Felgueiras produz solas sustentáveis com base nas fibras de bananeira da ilha da Madeira

Ricardo Pinto, Eng.º de Polímeros da Combocal, explica que as “solas de borracha com fibras de bananeira obtêm uma pigmentação natural e característica após a incorporação, e que acrescentam valor ao produto final, do ponto de vista estético e ecológico”.
Ricardo-Pereira-Pinto-Combocal

A Combocal, empresa de Felgueiras que se dedica à fabricação de solas para calçado, desenvolveu recentemente solas de borracha sustentáveis com incorporação de fibras de bananeira. As fibras da bananeira, provenientes da ilha da Madeira, depois de tratadas, são incorporadas nas solas, dando-lhes inclusive uma pigmentação natural.

Numa altura em que a produção de calçado sustentável está a ser uma aposta das empresas do setor do calçado portuguesas, o Felgueiras Magazine conversou com Ricardo Pinto, Eng.º de Polímeros da Combocal, que nos falou um pouco mais destas solas amigas do ambiente.

Felgueiras Magazine – Como é que surgiram estas solas que incorporam fibras de bananeira?

Ricardo Pinto – A ideia surgiu a partir de um projeto de investigação realizado pela Combocal, em colaboração com a Universidade Minho, mais concretamente com o departamento de Eng. de Polímeros. A empresa tem tido uma forte aposta na criação de novas soluções, sempre com o objetivo de se criarem novos materiais mais benéficos para o meio ambiente. O nosso principal objetivo no material “bananatreefiber rubber” (borracha SBR com incorporação de fibras de bananeira), consistiu em encontrar o ponto ideal de equilíbrio entre o teor de fibras incorporado, e as boas propriedades físicas e mecânicas da sola final.

 

Felgueiras Magazine – Como é que as fibras de bananeira são incorporadas nas solas?

Ricardo Pinto – As fibras de bananeira são um resíduo natural resultante aquando da colheita da banana, na qual é necessário efetuar um desbaste na planta, originando uma biomassa bastante fibrosa. Nós temos um parceiro que nos obtém e comercializa as fibras na ilha da Madeira. Sendo uma biomassa muito húmida, é sempre necessário efetuarem-se uma série de etapas de preparação das fibras, tais como a secagem, normalização do comprimento das fibras, entre outras etapas, para que as mesmas tenham boa interação com a matriz polimérica, sem se comprometer as propriedades finais do produto.

bananatreefiber_rubber
Bananatreefiber Rubber

Felgueiras Magazine – Como tem o mercado reagido a estas solas sustentáveis?

Ricardo Pinto – Estes produtos estão a ter uma excelente aceitação no mercado, estando já em comercialização em algumas marcas nacionais e internacionais.

 

Felgueiras Magazine – Estas solas são uma mais valia para a produção de calçado amigo do ambiente?

Ricardo Pinto – Sim, sem dúvida! Na criação dos materiais biocompósitos de borracha para a produção de solas para calçado, o nosso objetivo incidiu principalmente na contribuição destes materiais para a diminuição do impacto ambiental do calçado, aquando do seu fim de vida de uso. Deste modo, toda a percentagem que consigamos incorporar, estamos a diminuir o teor matérias-primas sintéticas e a aumentar o teor de material biodegradável no produto. A par disso, estamos também a valorizar as fibras de bananeira que em alguns casos, são descartadas em aterros, havendo assim desaproveitamento energético.

A solas de borracha com fibras de bananeira obtêm uma pigmentação natural e característica após a incorporação e não temos dúvidas que acrescentam valor ao produto final, do ponto de vista estético e ecológico.

Tex_Rubber
Tex_Rubber

Felgueiras Magazine – A Combocal tem desenvolvido outras solas sustentáveis e amigas do ambiente…

Ricardo Pinto – A Combocal é uma empresa que sempre teve estabelecido nos seus princípios e objetivos a proteção do meio ambiente, com uma posição bem definida no desenvolvimento e produção deste tipo de produtos.  Em 1985, a empresa já incorporava nas suas formulações elastoméricas, teor de borracha triturada proveniente de pneus já em fim de vida, e também resíduos ou aparas, resultantes da recauchutagem de pneus. Estes materiais davam origem a determinado tipo de solas comercializadas pela empresa.

Atualmente, os biocompósitos de borracha desenvolvidos pela Combocal são uma gama constituída por diversos materiais de borracha, tais como a Coffeehusk_rubber, que provêm das cascas do café, e outros, em que incorporamos outros tipos de resíduos naturais, tais como as borras de café, a cortiça, cascas de arroz, etc. A par dos biocompósitos, temos também formulações em que incorporamos resíduos sintéticos industriais, tais como Tex_rubber, em que a formulação possui desperdícios de fibras têxteis provenientes da produção de pneus, ou até mesmo a incorporação dos nossos resíduos de produção, onde incorporamos borracha reciclada.

Nestes materiais, as percentagens de incorporação podem variar entre os 5% e 20% de incorporação, garantindo-se as propriedades ideais de uma sola de borracha vulcanizada.

Em paralelo da criação destes produtos, estamos atualmente em processo de certificação do nosso Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14 001, para validarmos as boas práticas da empresa para com o meio ambiente.

eco-friendly rubber soles
Eco-friendly Rubber Soles

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub