A Mercadona decidiu aumentar os salários de toda a sua equipa em 8,5%. Este aumento salarial, que entrará em vigor a partir do vencimento de janeiro de 2025, inclusive, abrange os mais de 100.000 colaboradores que a empresa tem em Portugal e Espanha. A Mercadona tem vindo a aumentar os salários todos os anos de acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC). Sobre esse valor, aplicará um extra adicional, elevando esse aumento a 8,5%.
Desta forma, o pessoal base da empresa passará a receber 1.247 euros brutos/mês no primeiro ano (com duodécimos incluídos), ou seja, 23% mais do que o Salário Mínimo Nacional (SMN), e 1.705 euros brutos/mês após ultrapassados os quatro anos de atividade na empresa, ou seja, mais 68% mais do que o SMN.
A empresa decidiu igualmente, no âmbito da sua estratégia de partilha dos lucros (medida promovida pelos acionistas em 2001), distribuir um prémio adicional além do tradicional prémio de desempenho.
Como já vem sendo habitual na empresa, os colaboradores que tenham completado pelo menos um ano de antiguidade na empresa, e caso sejam atingidos os objetivos e metas acordados no início do ano, receberão o equivalente a um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados quatro anos de antiguidade. Este ano, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a um salário mensal. Estes valores adicionais serão pagos em março.
Todos os colaboradores da Mercadona têm contrato efetivo desde o primeiro dia e uma Progressão Salarial de 5 níveis (alcançados no máximo em 5 anos) correspondente a um aumento salarial de 11% por cada nível. A esta progressão será agora aplicado o aumento aprovado de 8,5% (um aumento total de aproximadamente 20% para quem mude de nível).
Mercadona em Portugal – 5 Anos, um bom começo
A Mercadona termina o ano com 60 lojas em território nacional, após ter aberto 11 novas lojas ao longo do ano. 2024 ficou ainda marcado pela celebração dos 5 anos desde o dia em que abriu o primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Desde esse ano, investiu um total de 1.000 milhões de euros em Portugal, tendo gerado mais de 6.000 novos empregos, estáveis e de qualidade, todos com um contrato efetivo desde o primeiro dia. O projeto de internacionalização em Portugal permitiu à Mercadona conhecer novos produtores nacionais e integrá-los no seu leque de fornecedores no qual constam já 1.000 fornecedores portugueses aos quais compra, desde 2019, mais de 3.000 milhões de euros.