"Em concreto, como se deve proceder em caso de ficar com tosse, febre, etc. Num ano normal, tomaria um benuron, um brufen, algum repouso e, caso não passasse, iria ao centro de saúde/hospital. E agora? Devo ir logo ao hospital? Como devo proceder? E se for uma criança? E uma pessoa idosa?"
As pessoas com sintomas de gripe, como febre e tosse, e que não tiveram contacto com casos de COVID-19 (caso tenha sido considerado um contacto próximo terá sido ou será contactado pelas autoridades de saúde) podem estar particularmente tranquilas e devem, sobretudo, vigiar a ocorrência de quaisquer outros sintomas.
No entanto, devem reforçar as medidas de prevenção: higienizar frequentemente as mãos (com água e sabão durante 20 segundos ou, quando tal não for possível, recorrendo a soluções à base de álcool), praticar medidas de higiene e etiqueta respiratória (tossir ou espirrar tapando o nariz e a boca com o braço ou prega do cotovelo, ou no caso da utilização de um lenço de papel, descartar de imediato o papel no lixo). Devem manter algum distanciamento social e, se possível, ficar mais resguardadas em casa. O mesmo deverá ser aplicado no caso de crianças e idosos. Em caso de dúvidas, não recorra ao seu médico nem a um serviço de saúde ou farmacêutico. Ligue para a linha SNS 24 (808 24 24 24). Compreenda que podem existir demoras na resposta. Aguarde, e siga as orientações que lhe forem dadas.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.