O setor do retalho alemão inicia 2025 com estabilidade nas vendas, com destaque para o e-commerce, enquanto a confiança dos consumidores, embora ainda negativa, mostra sinais de recuperação. Apesar do cenário enfrentado em 2024, os retalhistas estão cautelosamente otimistas neste início de ano.
De acordo com dados divulgados pelo World Footwear, “desde junho, os consumidores alemães parecem ter retomado as compras. O setor do calçado recuperou ligeiramente da queda registada em junho, crescendo 7,5% entre junho e setembro. No mesmo período, as vendas totais no retalho aumentaram apenas 2%, mas o panorama online foi significativamente diferente”.
As vendas online destacam-se como o principal motor do setor retalhista na Alemanha. O e-commerce diferencia-se de outros canais de vendas e apresenta um crescimento mais acelerado em comparação às lojas físicas.
Também a confiança dos consumidores alemães apresentou uma ligeira recuperação ao longo de 2024, passando de -17,1 em janeiro para -10,8 em novembro. Apesar desta tendência positiva, o retalho enfrentou um ano de grande volatilidade, com períodos alternados de resultados melhores e piores em comparação a 2023, dificultando previsões e decisões estratégicas para o setor.
Segundo o Fashion United, “os retalhistas estão cautelosamente otimistas” e as importações de calçado na Alemanha refletem isso mesmo: há uma abordagem pensada na colocação de encomendas. No entanto, o setor do retalho parece estar a ganhar confiança e a aumentar gradualmente os seus stocks. “Continuam a planear com base na expectativa de que os consumidores aumentarão ligeiramente os seus gastos.”
No entanto, “as incertezas causadas por conflitos internacionais ou desenvolvimentos económicos estão a abalar o sentimento dos consumidores e, consequentemente, a limitar um crescimento mais robusto”.
Em setembro de 2024, o valor das importações atingiu o pico anual, com mais de 1,1 mil milhões de euros em calçado importado, um aumento de 14% face ao mesmo mês do ano anterior. Entre janeiro e setembro de 2024, foram importados mais de 513 milhões de pares de calçado, com um preço médio de 17,95 euros.
Apesar da ligeira melhoria registada, a economia alemã enfrenta desafios. Segundo o portal China Daily, a Alemanha poderá sofrer uma segunda contração económica consecutiva, com taxas de crescimento inferiores às de outros países da zona euro. Além disso, a realização de eleições antecipadas em fevereiro traz mais incerteza, afetando as perspetivas de consumidores e empresários.