Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
“Governo anuncia medidas de apoio para o comércio local de Felgueiras” – este era um título que eu também gostava de ler num qualquer jornal. O Governo decretou o dever de permanência no domicílio para o concelho de Felgueiras, bem como o encerramento dos estabelecimentos até às 22h. Quem vai sofrer? As pequenas empresas de comércio e serviços, os cafés e restaurantes.
Há receio nas populações de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. As compras vão-se limitar ainda mais ao essencial.
Os meses de verão permitiram ao comércio local “respirar”, mas não retomar. Com o surgimento da segunda vaga da pandemia, mesmo antes destas novas medidas específicas no combate à Covid-19 anunciadas pelo Governo para Felgueiras, o comércio já se estava a ressentir. Agora vai ser pior.
As pequenas empresas do comércio local, restauração e hotelaria precisam de mais apoios do nosso Governo. E, a nível económico, os concelhos não estão a ser todos afetados por igual pela pandemia. Felgueiras e Lousada têm sido dos mais fustigados.
Bem sei que o Orçamento de Estado não chega para tudo. Mas sr. Primeiro Ministro, se quiser alguns exemplos de dinheiro público mal gasto, eu dou já uma dúzia de exemplo… e nem sequer falarei na TAP!
Venha a vacina… e depressa!