Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Foram 5 dias a tentar telefonar para o Centro de Saúde de Felgueiras. Ninguém atendia. O motivo do meu contacto estava relacionado com uns exames, situação que remontava aos tempos pré-Covid-19. Era algo que poderia tratar perfeitamente pelo telefone. Aliás, o contacto presencial é de evitar em tempos de pandemia!
Concluí que os relatos que lia nas redes sociais e que me faziam chegar eram verdadeiros: é quase impossível fazer uma chamada telefónica para o Centro de Saúde de Felgueiras. Tentei descobrir porquê e questionei a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte). “Por causa da Covid-19 a sobrecarga é enorme”, contaram-me do gabinete de comunicação daquela entidade, acrescentando que a ARS Norte tem “conhecimento que em alguns casos, não em todo lado, em função da procura, e Felgueiras foi muito castigada pela Covid, as chamadas são enormes e causa este tipo de problema”.
A ARS Norte informou também que está a proceder a um upgrade nas centrais telefónicas, por forma a que estes constrangimentos sejam ultrapassados. O gabinete de comunicação tomou nota das dificuldades dos felgueirenses em contactar telefonicamente o Centro de Saúde, informando-me que iriam “reportar o problema”.
Bom, em todo o caso, e após este contacto com a ARS Norte, continuava a questão por responder: como contactar o Centro de Saúde de uma forma não presencial? Assim, liguei para o Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega III – Vale do Sousa Norte, entidade que “gere” os Centros de Saúde de Felgueiras. Do secretariado do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte disseram que “as chamadas são imensas”! Sugeriram-me, caso não conseguisse ligar para o Centro de Saúde, enviar um email a solicitar um contacto: basta um texto simples, como “Eu (nome), solicito contacto para o número de telefone 000 000 000”, não sendo necessário acrescentar nenhum outro dado, como o motivo do pedido de contacto.
E assim fiz. Uma terça feira, ao fim da tarde, enviei um email para o Centro de Saúde de Felgueiras com o meu nome e o meu contacto telefónico, solicitando um contacto telefónico. No dia seguinte, após o almoço, recebi um telefonema do Centro de Saúde. Relatei o meu problema, que ficou rapidamente resolvido alguns dias depois.
Aproveitamos e deixamos aqui os contactos dos Centros de Saúde de Felgueiras.