Pub

https://web.felgueirasmagazine.pt | 255 331 160 | web@felgueirasmagazine.pt | Rua Nicolau Coelho, Edf. Cidade Eufrásia, 4610-300 Friande – Felgueiras

Aproveite a promoção de lançamento
do Felgueiras MAG Soluções WEB

Lojas On-line

Site institucional

“Dou demasiada importância à opinião dos outros e sinto-me mal por tentar sempre agradar os outros. O que posso fazer?”

carrying-casual-cheerful-comment-communication-community-1562879-pxhere.com

A Psicóloga Catarina Meireles responde às suas dúvidas. Envie as suas questões para apsicologaresponde.cm@gmail.com.

“Olá! Dou demasiada importância à opinião dos outros. Sinto que isso influência a minha vida. Sinto-me mal por tentar sempre agradar os outros. O que posso fazer?”.

Marlene, Lousada.

Olá Marlene. Agradeço a sua partilha e participação neste que é um espaço de esclarecimento, aprendizagem e essencialmente de reflexão.

Antes de qualquer consideração, peço para que reflita quem são “os outros”? São familiares? Amigos próximos? Ou são todas as pessoas que lida ou se encontra diariamente? Ouvir a opinião de familiares e amigos, que gostam de si e se preocupam consigo, é importante. Considerando que pode agregar um conjunto de novas perspetivas, face à situação, que são úteis na tomada de boas decisões.
De uma forma geral, as opiniões dos outros têm a importância que cada um de nós decide dar, é importante saber filtrar o que considera útil para a sua vida e o que não deve aproveitar.
Para o nosso bem-estar não devemos estar bloqueados ou agir em função dos outros. Partilho algumas estratégias que poderão ser úteis, para aprender a dar menos importância a opiniões alheias.

1. Refletir.
Perceba o porque de ser tão importante para si a opinião dos outros. Sente receio de ser rejeitada? Medo de ser julgada? Sente-se insegura? Necessita da aprovação?
A reflexão permite desenvolver o seu autoconhecimento e tornar consciente o seu receio. Só assim é possível perceber o que necessita de ajustar e melhorar.

2. Não controla a opinião dos outros.
Por muito que se esforce para agir consoante o padrão socialmente aceite e agradar terceiros, será sempre alvo de opinião. Por isso, não canalize a sua energia para algo que não tem o poder de controlar.

3. Não considere a opinião dos outros a verdade absoluta.
O que os outros pensam são apenas opiniões que não significam que são a verdade absoluta sobre si, ou sobre o que deve fazer. Crie as suas referências, construa as suas opiniões, toma as rédeas de como usar a opinião dos outros a seu favor.

4. Ser gentil não significa que tem de agradar a todos.
Seja educada e gentil com os outros, mas assertiva no momento de afirmar a sua opinião. Faça o que considera correto, seja congruente com os seus desejos, objetivos e valores independentemente da opinião alheia.

5. Saiba ouvir a crítica.
As criticas fazem parte da vivência em sociedade, o facto de alguém não apreciar o que fez não quer dizer que não gosta de si. As criticas construtivas, são oportunidade para evoluir e aprender.

No final, a única opinião que deve ter mais importância é a sua. Só você é a melhor pessoa para saber o que é melhor para si.

Cuide de si com amor
Catarina Meireles

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

Soluções web

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos.

Web Design | Lojas Online | Gestão de Redes Sociais | Publicidade no Google | Design Gráfico | Vídeo | Fotos e Vídeo a 360

https://web.felgueirasmagazine.pt | 255 331 160 | web@felgueirasmagazine.pt | Rua Nicolau Coelho, Edf. Cidade Eufrásia, 4610-300 Friande – Felgueiras

Aproveite a promoção de lançamento
do Felgueiras MAG Soluções WEB

Tenha uma Loja On-line para a sua empresa por apenas 600€!