São 900 os viticultores a transportar as suas uvas para a Cooperativa Agrícola Terras de Felgueiras que, por sua vez, darão origem ao tão apreciado vinho verde de Felgueiras.
A campanha das vindimas está a decorrer e são esperadas, na Cooperativa, mais de 7 mil toneladas de uvas, das quais já foram colhidas cerca de dois terços. As uvas são “de boa qualidade e com bons teores de acidez”, apesar das “graduações ligeiramente mais baixas que no ano passado”, relatou Rui Pinto, diretor da Cooperativa Agrícola Terras de Felgueiras.
A Cooperativa exporta 30% da produção. Rússia, Brasil e Estados Unidos da América (EUA) são os principais destinos no mercado externo. Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América, tem promovido uma guerra comercial contra vários países do mundo. Um dos últimos alvos é a França, com a ameaça de imposição de tarifas alfandegárias sobre o vinho importado francês e europeu. Rui Pinto afirma que a Cooperativa está “preocupada, atenta e a acompanhar” o desenrolar desta situação e que, caso se concretize a ameaça de Donald Trump e os Estados Unidos lancem novas tarifas alfandegárias sobre as bebidas alcoólicas, a Cooperativa encontrará “novas soluções” para as exportações dos seus vinhos.
A campanha das vindimas na Cooperativa Agrícola Terras de Felgueiras vai decorrer até ao dia 12 de outubro.