Dois alunos de Felgueiras vão representar o concelho na fase intermunicipal do Concurso Multimedia Challenge, promovido pelo Departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro), em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS).
A iniciativa, dirigida a alunos e alunas do 12.º ano do Ensino Profissional, tem como objetivo valorizar o ensino profissional na região do Tâmega e Sousa, desafiando os participantes a desenvolver projetos de multimédia, integrados na sua Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Entre janeiro e março de 2025, o ISCE Douro dinamizou sessões de sensibilização em quatro escolas do concelho com ensino profissional, com apresentação do concurso e realização de workshops sobre “Como preparar um Pitch de Sucesso” e “Como ter Ideias Criativas”, com o intuito de capacitar e motivar os estudantes para a criação de projetos inovadores e com impacto.
A fase municipal do concurso realizou-se a 23 de maio de 2025, no âmbito da segunda edição da FEELTEK – Mostra de Inovação, Empreendedorismo e Educação, que decorreu no Mercado Municipal de Felgueiras. O evento contou com a presença da coordenadora do concurso e de diversas entidades ligadas ao setor da educação e da inovação. Durante esta fase, foram apresentados dois projetos, que foram selecionados para representar Felgueiras na fase intermunicipal, agendada para julho: Mateus Neves Brito, da Escola Secundária de Felgueiras, e Francisco Barbosa Sampaio, da Escola Básica e Secundária de Idães.
O projeto vencedor da fase intermunicipal será premiado com uma bolsa de estudos no ISCE Douro, reforçando a ligação entre o ensino profissional e o ensino superior e incentivando a continuidade dos estudos na área das tecnologias e multimédia.