António Faria
Deputado do Partido Socialista na Assembleia da República
As minhas primeiras palavras deste artigo vão para o Felgueiras Magazine e a sua equipa pelo quarto aniversário da sua marca. Que assim continue por muitos anos a levar aos felgueirenses as notícias do nosso concelho.
Não poderia também de deixar o meu agradecimento e reconhecimento ao trabalho que o Dr. António Costa fez em Portugal nos últimos anos. Não foram anos fáceis. O Pais vinha de uma crise financeira, apareceu a COVID-19, temos uma guerra na europa e agora uma guerra (quase) mundial, mas mesmo assim deixou a Portugal e aos Portugueses uma marca da sua governação, senão vejamos, aumento do salário mínimo nacional de 50%, Redução do desemprego de 12,9 para 6,1%, aumento médio das pensões de 23% desde 2016, deixou Portugal como um dos países da União Europeia que mais cresceu em 2022, IRS zero para os jovens, redução de propinas, gratuitidade das creches, a agenda do trabalho digno, redução da divida pública portuguesa e pela primeira vez um excedente orçamental o que vem fazer jus ao lema de governar com contas certas.
Mas agora por vontade partidária ou capricho do Sr. Presidente da República os portugueses serão chamados às urnas no dia 10 de março, tendo o meu partido que, entretanto, escolher o seu candidato às eleições legislativas. Temos dois grandes candidatos, José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos. Qualquer um deles estará apto para garantir aos portugueses que o Partido Socialista continuará a governar a pensar nas pessoas e na justiça social. A mim nunca me ouvirão criticar por criticar como temos assistido nas últimas semanas. Alguns partidos até por se respirar criticam. Mas uma coisa é certa, críticas há muitas, mas ideias e soluções até agora não vimos nada.
Ambos são muito uteis ao PS e ao país e seguramente após 16 de dezembro os dois trabalharão em conjunto no projeto que o PS terá para Portugal. A minha escolha não foi difícil de tomar. Apoio incondicionalmente Pedro Nuno Santos. Na minha opinião está mais que preparado para abraçar o maior desafio da sua vida. Ele é um político que faz, que arrisca. Alguns poderão dizer que nem sempre bem. É verdade, mas o que é pior? Arriscar e por vezes poder errar ou não arriscar e simplesmente não fazer. Se não tivesse arriscado hoje não teríamos a CP nem a TAP a dar lucro pela primeira em dois anos consecutivos. Se não fosse Pedro Nuno Santos hoje não teríamos a Variante a Cabeça de Porca a iniciar, não teríamos inscrito no Plano Nacional Ferroviário a linha do Vale do Sousa que muitos acham um sonho mas que vale a pena acreditar e lutar por ele. Com ele a Primeiro-Ministro de Portugal esperemos que este projeto e outros venham a ser uma realidade.
Termino falando da minha terra que é Felgueiras. Está diferente para muito melhor. Hoje temos uma das melhores lojas de Cidadão do País, teremos a variante a Cabeça de Porca a iniciar muito brevemente, temos uma Zona Industrial com pelo menos duas empresas internacionais que de início irão garantir 1600 postos de trabalho, temos uma maior cobertura da taxa de saneamento, temos projeto para o novo e ansiado cemitério Municipal, temos terrenos e projeto para os Serviços Operativos Municipais, por isto tudo só tenho que agradecer a este Presidente e ao seu Executivo e pedir que continuem a servir Felgueiras e os Felgueirenses. Eu como sempre estarei disponível para ajudar a minha terra.