Diogo Miranda, estilista felgueirense de 36 anos, está de regresso à moda, desta vez como diretor criativo e artístico da marca A LINE. O designer, que em junho de 2023 anunciou o fim da sua marca no mundo da moda e o encerramento do seu atelier na Praça da República, assume agora um novo desafio profissional, onde promete aliar a sua visão criativa a uma abordagem comercial sólida.
Esta nova fase da sua carreira surge após um período de reflexão e experiência internacional. “Fechei a empresa e disse a mim mesmo que não queria trabalhar mais em moda”, confessou Diogo Miranda em entrevista ao Observador. Contudo, o seu afastamento não durou muito. “Pouco depois, estava a voar para Londres para trabalhar como consultor de moda. Foi um desafio super gratificante que me abriu imensas portas, mas senti que estava a fazer a mesma coisa, só que a viver entre Porto e Londres”, explicou.
Esta experiência acabou por levá-lo a reconsiderar o seu papel na indústria, optando por um regresso que não envolvesse a criação de uma nova marca pessoal.
É assim que Diogo Miranda se junta à A LINE, uma marca fundada em 2016 por Alexandra Carneiro e Hélder Gonçalves, no seio da empresa de confeção têxtil Spring, situada em Paços de Ferreira, que se distingue pelo design contemporâneo e intemporal, com foco em peças duradouras e de alta qualidade.
Com a adição de Diogo Miranda à equipa, “a A LINE entra numa nova era, com um reposicionamento estratégico que reflete a nossa evolução e ambição”, afirma o CEO e fundador Hélder Gonçalves, citado no comunicado enviado pela marca à redação do Felgueiras Magazine. O responsável acrescenta que “a incorporação de Diogo Miranda como diretor artístico e criativo representa um marco importante nesta jornada. A sua visão inovadora, que une o artesanal e o contemporâneo, é o que precisamos para levar a marca a novos patamares.”
No comunicado, o estilista admite: “Estou ansioso por desenvolver o espírito único de inovação e mestria artesanal da A LINE, à medida que propomos uma nova e brilhante visão para a marca”. A primeira coleção sob a sua direção criativa e artística será relativa à temporada primavera/verão de 2025, devendo ser revelada no final de setembro/início de outubro.
Diogo Miranda, natural de Felgueiras, iniciou a sua carreira na moda em 2007, quando apresentou a sua primeira coleção, destacando-se como uma das grandes promessas da moda nacional. Ao longo dos anos, as suas criações conquistaram reconhecimento internacional, sendo usadas por figuras públicas como Sara Sampaio, Maria João Bastos e Victória Guerra, e figurando em campanhas e editoriais de grande relevância.
Presença habitual no Portugal Fashion, o designer felgueirense alcançou um dos pontos altos da sua carreira em 2015, ao estrear-se na Paris Fashion Week, onde captou a atenção de meios como o New York Times e a Harper’s Bazaar. Nesse mesmo ano, foi distinguido com o prémio GQ Men of the Year, atribuído pela edição portuguesa da conceituada revista masculina.