Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
São mais de 50 atividades culturais que o Barracão de Cultura da ACR “As Formigas de Macieira” realiza por ano. Todos os fins de semana há uma atividade diferente: seja música, dança, literatura, teatro ou uma caminhada. Uma semana antes do fim do mês, o Barracão de Cultura dá a conhecer o programa cultural para o mês seguinte.
No passado sábado comemorou-se o 4°Aniversário Danças Afrolatinas Cedric e Magda. Houve entrega de prémios, música e dança. Estiveram presentes mais de 100 pessoas! No domingo foi dia da tradicional caminhada temática mensal. No Barracão de Cultura as caminhadas têm um tema. A deste mês foi sobre a “bolota”. Sim, há bolotas comestíveis! Por isso, a caminhada terminou com um almoço convívio, onde a bolota foi a rainha da refeição: quer as entradas, prato principal, sobremesas e até o café continham este fruto seco! No próximo sábado há cinema.
“As pessoas não aderem à cultura e a Associação faz um esforço para contrariar esta realidade”, diz Alberto Carvalho presidente da ACR “As Formigas de Macieira”.
A associação tem uma sede própria. O terreno foi doado. As paredes e o telhado foram construídos com o dinheiro angariado com peditórios e com o “Cantar dos Reis” pela freguesia fora. “Foi com muito sacrifício”, diz Alberto Carvalho. O dinheiro para a cultura não abunda, e a associação precisava de mais para conseguir fazer melhor. “E ainda pagamos IMI: 400 euros por ano, 196 euros de meio em meio ano!”, exclama Alberto Carvalho. “Já pedimos à Junta, a Junta enviou para a Câmara de Felgueiras, a Câmara diz que mandou para Lisboa, e Lisboa diz que não podemos ficar isentos de IMI”, contou.
O Barracão de Cultura tem um auditório com uma capacidade de cerca de 100 lugares. Existe um bar no Barracão de Cultura que abre sempre que há uma iniciativa. A receita de um café ou um sumo sempre ajuda a tesouraria da Associação.
A Barracão de Cultura é, provavelmente, a instituição do concelho que mais atividades culturais realiza. Um trabalho meritório, fruto da dedicação dos elementos da direção, sócios e amigos da associação. Alberto Carvalho presidente da direção, reclama mais apoios e mais atenção para a associação e para a cultura. E esta associação merece a nossa atenção, carinho e apoio!
O Barracão de Cultura leva assim, todos os fins de semana, a cultura a Macieira da Lixa, a Felgueiras e até aos concelhos vizinhos!
Conhece o Barracão de Cultura?