fbpx

Devem as fábricas fechar por causa do Coronavírus?

Mas, devem mesmo as fábricas fechar por causa da Covid-19? A resposta a esta pergunta depende de quem responder: se for um médico, a resposta é “sim, já!”; os governos dos países europeus têm dito “não, só em último caso”. Aconteceu em Itália e Espanha. Numa situação limite.
opinião - Pedro Fonseca
Autor: Pedro Fonseca

Autor: Pedro Fonseca

Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt

O que os governos tentam é encontrar um equilíbrio entre saúde e economia. A prioridade da Autoridade de Saúde é evitar a rotura dos hospitais (“achatar a curva da pandemia”) e não erradicar o vírus, que só se conseguirá com uma vacina ou com a imunidade de grupo. Vamos conviver com o vírus durante muitos meses!

Se a Covid-19 faz vítimas mortais, a situação de miséria da população que a crise económica irá trazer também as vai fazer. É por isso também importante minimizar o impacto económico nas famílias. E não há dinheiro para ter 10 milhões de portugueses em casa em isolamento e a receber salários e apoios sociais.

Poderá estar a chegar a pior crise económica das nossas vidas! As previsões atuais indicam que, no fim da pandemia, Portugal poderá estar com uma taxa de desemprego entre os 10% e os 15%. São números assustadores. Quer o Estado, quer as empresas, quer as famílias, vão passar por momentos de sufoco!

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, ouvida em sede da Comissão de Trabalho e Segurança Social no passado dia 15 de abril afirmou haver naquele momento já 17 mil empresas portuguesas em layoff, estando cerca de 930.000 trabalhadores abrangidos por esta situação. O layoff é uma ferramenta utilizada pelos empresários para manter os postos de trabalho durante este período de pandemia. No entanto significa uma perda de rendimento líquido para as famílias: aos trabalhadores é garantido em layoff 66% do seu salário, com limite mínimo de 635 €, mas o subsídio de alimentação não é devido durante o período.

O sector do calçado já verificava um abrandamento em 2019. Esta pandemia veio agravar a situação das empresas.  Os empresários são confrontados diariamente com cancelamentos ou suspensões de encomendas e muitos já estão a recorrer ao layoff. Sendo um sector virado sobretudo para a moda a expectativa é que a retoma seja lenta.

Neste momento, em que a curva epidemiológica está a estabilizar, é ainda mais importante que as fábricas continuem a trabalhar. Só assim vamos conseguir superar a segunda “guerra” que teremos de enfrentar este ano: a guerra económica. Haja é encomendas para as nossas fábricas!

O que se exige aos empresários, nesta altura, é tornem os locais de trabalho o mais seguros possíveis e que adotem as melhores práticas de prevenção contra a Covid-19: espaçamento entre colaboradores, disponibilização de desinfetante, teletrabalho sempre que possível, uso obrigatório de máscaras, as empresas que ofereçam transporte aos funcionários devem reduzir a lotação da viatura a um terço… Algumas destas medidas representam um esforço extra para as empresas, numa altura já complicada. São tempos de exceção, e os empregados devem também fazer um esforço e ajudar as empresas onde trabalham.

Se era a solução ideal fechar as fábricas? Claro que sim. Mas não há dinheiro. Seria correr o sério risco de colocar milhões de portugueses em situação de desemprego e miséria.

A saúde deve vir em primeiro lugar; a economia pode vir mais tarde. Mas não pode vir muito mais tarde.

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub