“Deve-se ter algum cuidado especial ao lidar com dinheiro (moedas e notas)?”
Não existe ainda evidência específica acerca da transmissão do SARS-CoV-2, através de notas ou moedas, e, até à data, não foi feita nenhuma recomendação específica pelas autoridades nacionais ou internacionais.
Sabe-se que o dinheiro pode ser um veículo de vários microorganismos, pela sua elevada circulação entre pessoas. No entanto, a contaminação pelo SARS-CoV-2 (ou por outros vírus como o vírus da gripe), só ocorrerá se, após contactar com o dinheiro, as pessoas tocarem com as mãos no rosto (boca, olhos, nariz).
Desta forma, recomenda-se que, após tocar no dinheiro (ou terminais de multibanco) evite levar as mãos ao rosto, e, logo que possível, higienize as mãos, especialmente se for manipular ou consumir alimentos.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) abriu um fórum para incentivar os cidadãos a colocarem as suas dúvidas sobre questões relacionadas com a COVID-19.
Neste espaço, sujeito a moderação, todos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.
Visite o fórum e coloque as suas questões em: www.covid19portugal.pt.