Para muitos a decoração da cozinha é algo simples e algo pouco elaborado. Porém, o simples pode ser muito e bem elaborado! E, a cozinha simples é um grande exemplo disso. Considerada um dos espaços mais frequentados da casa, esta área de convívio exige uma decoração funcional com todos os elementos básicos, mas sem perder o foco no design.
Ao longo do tempo vão surgindo variações na forma como são decoradas mas, há alguns princípios que se mantêm inalteráveis e continuam a ser características das cozinhas modernas; amplas, de tons neutros e com móveis funcionais.
A iluminação é uma característica marcante das cozinhas modernas. Além de deixar o ambiente naturalmente mais claro, a colocação de iluminação adequada contribui para criar um efeito de amplitude, também muito importante nesse estilo de decoração.
O uso de sistemas LED em candeeiros de teto modernos ou a aplicação de iluminação indireta em locais estratégicos beneficiará imenso o ambiente da cozinha transmitindo uma sensação de harmonia e bem estar.
As novas tendências arquitetónicas apontam para uma estética baseada na ideia do “menos é mais” e é, antes de tudo, útil e funcional. Nada que integra a estética moderna é irrelevante ou desnecessário.
Através da utilização de recursos digitais como projetos 3D é possível, na fase de projecto, pré-visionar o efeito final após a remodelação de um espaço tão importante como é a cozinha.
As ferramentas de design 3D usadas atualmente permitem obter uma aproximação de quase cem por cento à realidade e são uma excelente ferramenta de auxílio à decisão.