Chama-se Tiago Silva, tem 27 anos, vive em Felgueiras, e é formado em Comércio Internacional no ISCAP. Considera-se “divertido, otimista, e de bem com a vida”, e partilha que a sua paixão pela culinária já vem desde criança, tendo a participação no Masterchef ajudado a divulgar o seu talento e trabalho.
Tiago Silva pertence à nova vaga de chefs que alia criatividade a um profundo respeito pelos produtos, que combina as técnicas de cozinha tradicional com novas abordagens, e nos oferece pratos verdadeiramente surpreendentes.
O Felgueiras Magazine desafiou Tiago Silva a preparar uma deliciosa sobremesa para celebrar o Dia de S. Valentim [ver vídeo no fim da entrevista].
Felgueiras Magazine – Quando e como começou a gostar de cozinhar?
Chefe Tiago Silva – Gosto de cozinhar desde que me lembro de mim. Acho que foi algo que nasceu comigo porque este é um amor que vem desde muito cedo.
Felgueiras Magazine – Qual foi o primeiro prato que preparou?
Chefe Tiago Silva – Acho que todos nós começamos da mesma forma, não é verdade? Uns bons ovos fritos com arroz soltinho ou bife com batatas fritas (risos).
Felgueiras Magazine – O que o levou a concorrer ao Masterchef? O que aprendeu com o programa?
Chefe Tiago Silva – Concorri ao MasterChef numa ótica de desafio e aprendizagem. Nunca pensei que poderia ter aquele desfecho mas, felizmente, correu tudo bem e as coisas foram acontecendo. Tudo aquilo que sou profissionalmente, devo-o ao programa. Direta ou indiretamente. Todas as técnicas, todos os truques, todas as dicas. Até participar no programa, sabia o básico. Existia muito amor e muito jeito, mas pouco mais do que isso. O MasterChef abriu-me as portas da cozinha profissional, e sou eternamente grato por isso.
Felgueiras Magazine – Como surgiu a ideia de ir cozinhar a casa das pessoas?
Chefe Tiago Silva – Sempre fui um fã de fazer jantares em casa. Adoro ter a casa cheia de gente, com amigos e família. Ainda assim, via sempre um problema nesses convívios. Todo o trabalho que dava em preparar, e arrumar tudo no final. Então…Surgiu o Q’Chef para resolver tudo isso.
Em relação ao conceito, a ideia passa por terem ao vosso dispor, um serviço que permita estar no conforto e segurança de casa, com a qualidade e comodidade de um restaurante. Tudo se processa de uma forma muito simples e prática. É só ir fazer uma visita à casa (ou através de fotos/vídeos) antes do serviço, para perceber as condições, e o que é necessário levar, para que as pessoas não tenham que se preocupar com mais nada (a não ser com as bebidas, que é a única coisa que aconselho sempre o cliente a trata, visto que nem toda a gente aprecia o mesmo vinho/bebida). No final, a cozinha fica limpa e arrumada tal como foi encontrada.
Felgueiras Magazine – Qual a receita para o sucesso na culinária?
Chefe Tiago Silva – Essencialmente, temos que gostar muito daquilo que fazemos. Esta não é uma profissão fácil, mas dá um gozo enorme. Ver a satisfação das pessoas não tem preço, e é isso que nos motiva a fazer cada vez mais e melhor.
Completa a frase: “Para se ser um grande cozinheiro o ingrediente principal é…AMOR”
Assista ao vídeo onde Tiago Silva preparou um Petit Gêteau, como sugestão para os leitores do Felgueiras Magazine no Dia dos Namorados.