O Município de Felgueiras concorreu com sucesso, ao programa “Biobairros – da terra à terra” com o objetivo de assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem, de modo a obter benefícios ambientais da sua valorização, evitando em paralelo os custos e impactos decorrentes da necessidade de eliminação deste tipo de resíduos.
O Fundo Ambiental, selecionou 22 Municípios e Associações a nível nacional, para financiamento, tendo o Município de Felgueiras, sido admitido e aprovado com um montante financiável de 29 786,48 euros.
O executivo municipal deliberou na última reunião de câmara, realizada no dia 4 de novembro, subscrever o contrato de financiamento relativo ao programa “Biobairros – da terra à terra”.
“Esta ação pretende efetuar um esforço de compostagem doméstica com a entrega de 200 compostores domésticos na União de Freguesias de Vila Fria e Vizela S. Jorge, Penacova, Regilde, Revinhade, União das freguesias de Unhão e Lordelo, Aião e Pinheiro e a instalação de 1 compostor comunitário no Ecocentro localizado na União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure, e afeto essencialmente aos bioresíduos verdes”, pode ler-se numa nota do site da autarquia.
Prevê-se também que futuramente, as restantes zonas do concelho sejam acompanhadas por ações equivalentes.