A Junta de Freguesia de Airães alertou publicamente, através de uma nota publicada nas redes sociais, para a “necessidade de uma intervenção municipal no Cruzamento do Telhado, a meio da Reta da Mata”. Desde 2016 que a Junta de Freguesia tem “vindo a alertar a Câmara Municipal de Felgueiras” sobre esta situação, diz a nota.
A Junta de Freguesia de Airães considera esta zona de “elevado grau de sinistralidade”, onde há registo de “atropelamentos mortais, pela falta de visibilidade, grande velocidade de circulação de veículos que a extensão da reta proporciona e pelo constante estacionamento de viaturas (que fazem paragens para transbordo de passageiros)”.
“Sensibilizamos ao Município, novamente, a 2 de janeiro e a 19 de agosto últimos, para uma avaliação municipal da situação, sugerindo a aplicação de medidas de baixo custo”, esclarece a Junta de Freguesia de Airães. Entre as medidas de segurança propostas pela Junta de Freguesia, estão o reforço da sinalização vertical e horizontal, a duplicação da zona de passagem de peões, o aumento da Luminosidade Específica Noturna, a criação de passeio / percurso pedonal à margem da Rua 1º de Maio, ou ações de sensibilização e fiscalização pelas autoridades policiais.
“Lousada, bem ao nosso lado, optou pela colocação de rotundas, que já concretizou! Esperemos que o Orçamento Municipal de Felgueiras para 2021 traga (finalmente) boas notícias para este cruzamento!”, lê-se na nota.