Já está concluído o processo de vacinação contra a Covid-19, aos residentes e profissionais de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares, bem com, aos utentes e profissionais das Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), dos concelhos de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras.
Estas pessoas encontram-se integradas na 1.ª fase do processo vacinal contra a Covid-19, por serem elegíveis como grupos prioritários, de acordo com o estipulado no Plano Vacinação contra a Covid-19.
Segundo uma nota enviada à nossa redação pelo Diretor Executivo do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Hugo de Sousa Lopes, “foram administradas um total de 870 vacinas, a utentes (466) e a profissionais (404) das ERPI’s e UCCIs”. A nota adianta ainda que, neste processo, “não foi possível iniciar a vacinação em três instituições por se encontrarem com surto ativo, duas no concelho de Paços de Ferreira e uma no concelho de Felgueiras. Estas entidades serão alvo de vacinação, assim que os respetivos surtos sejam declarados extintos”.
Até à data, foram, também, vacinados 239 profissionais de Saúde do ACeS.
Relembra-se, que de acordo com Plano de Vacinação contra a Covid-19, a vacina, será universal, gratuita e facultativa, e sua disponibilização à população de forma faseada, estando previstas três fases para a sua execução, as quais podem ser consultadas na página https://covid19.min-saude.pt/vacinacao.