No atual contexto provocado pela pandemia COVID 19, a Escola Profissional de Felgueiras tem sido pioneira na formação online para os seus alunos. Desde o dia 10 de março que a escola iniciou o processo de ensino à distância utilizando as plataformas Moodle e Teams, permitindo desta forma a conclusão e avaliação do 2º período letivo. Rapidamente se iniciou uma metodologia de trabalho planeada e ritmada, com sessões síncronas e assíncronas. O 3º período arrancou de forma bem estruturada, com horários bem definidos, que têm permitido minimizar os constrangimentos da ausência de aulas presenciais.
A organização e método da Escola Profissional de Felgueiras têm merecido os elogios de outras escolas profissionais do país e da ANESPO.
A Escola encetou todos os esforços no sentido de garantir a equidade entre todos os alunos no acesso a ferramentas informáticas que lhes permitam acompanhar a formação à distância. A instituição emprestou computadores aos alunos mais carenciados (uns fornecidos pela própria escola outros por entidades externas contactadas para o efeito) e os Serviços Informáticos proporcionaram todo o apoio remoto na resolução de problemas.
A Escola tem aproveitado este momento de cancelamento das atividades presenciais para execução de trabalhos de limpeza e asseio dos espaços escolares e preparação para o próximo ano letivo. Para além dos cinco laboratórios informáticos/multimédia, foi equipado um novo laboratório informático, foi também adquirido equipamento para a montagem de um estúdio fotográfico e de produção de conteúdos audiovisuais, nomeadamente um drone.
A Escola Profissional prepara-se para iniciar mais um ano letivo com tecnologias e laboratórios de última geração, para continuar a liderar o ensino profissional em Portugal, formando os melhores técnicos e com elevada taxa de empregabilidade.