Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, anunciou hoje, em conferência de imprensa, que Felgueiras é um dos 30 concelhos que estão em estado de alerta (na semana anterior eram 34), devido ao aumento de número de casos de Covid-19.
Os 30 municípios em alerta são: Águeda, Alcoutim, Aljustrel, Amarante, Anadia, Cadaval, Caldas da Rainha, Castelo de Paiva, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Guarda, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-o-Velho, Murtosa, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Penafiel, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Serpa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa, Vizela. Estes concelhos registam agora mais de 120 casos por 100 mil habitantes em 14 dias.
Em termos práticos, Felgueiras poderá recuar no desconfinamento na próxima semana ficar sujeitos às restrições que atualmente vigoram em municípios como Lisboa e o Porto.
No continente, a incidência é de 346,5 novos casos por 100 mil habitantes em 15 dias, e um ritmo de transmissão de 1,15. “O valor do ritmo de transmissão é mais baixo que o da semana passada, parecendo verificar-se uma diminuição da velocidade de crescimento”, disse Mariana Vieira da Silva. O Conselho de Ministros aprovou também hoje a venda de testes rápidos de antigénio na modalidade de autoteste em supermercados e hipermercados.