A escassez de material de proteção individual, indispensável para a luta contra a Covid-19, está a fazer com que muitos hospitais e profissionais de saúde lancem apelos públicos, pedindo ajuda para o fornecimento daqueles equipamentos. A Atlanta, empresa felgueirense que se dedica à produção de solas para calçado, não ficou indiferente e está a produzir viseiras, que terão como destino os profissionais de saúde.
“Muitos hospitais têm lançado apelos à comunidade, pois precisam de equipamentos de proteção individual. Sabemos todos o que se está a passar e tentamos ver o que é que a Atlanta, internamente, podia fazer ajudar no combate a este vírus e ajudar os profissionais de saúde”, disse Joana Meireles, responsável da Atlanta.
Não é fácil para uma empresa que produz solas para calçado começar a produzir viseiras. “Foi uma coisa que nunca pensamos fazer. Mas dada a situação de pandemia, tentamos perceber como as poderíamos fazer, fizemos alguns protótipos, e agora estamos a produzir. As viseiras já foram testadas por pessoas que estão a trabalhar nos hospitais e que entendem que as viseiras satisfazem os requisitos”, disse Joana Meireles.
A Atlanta iniciou a produção de viseiras no início da semana, e espera conseguir produzir 5.000 unidades por semana. Joana Meireles diz que “se for preciso, colocamos equipas a trabalhar no sábado e no domingo. Os nossos colaboradores estão motivados com este projeto, pois é uma causa importante para todos nós”.
A responsável da Atlanta acrescenta que “as viseiras vão ser distribuídas pelos hospitais no norte do país. Contudo, já falamos com a Câmara de Felgueiras para que as primeiras unidades sejam distribuídas pelas instituições de concelho de Felgueiras, no hospital, centros de saúde, por quem a Câmara entender que é mais adequado. Estamos também a perguntar aos hospitais que quantidade de viseiras precisam, para distribuir de acordo com as necessidades”.