No dia 29 de junho, dia de São Pedro e feriado municipal em Felgueiras, milhares de pessoas participaram no tradicional Cortejo das Flores, subindo o monte de Santa Quitéria. O evento, que remonta à década de 1930, é um dos mais marcantes da região, combinando festa, cor e devoção religiosa.
Este ano, apesar da chuva trazida por São Pedro, a determinação dos participantes não vacilou. Crianças, jovens e adultos, representando freguesias, lugares e associações, desfilaram com orgulho, exibindo os seus arranjos florais e executando coreografias ao longo do percurso.
“Mesmo debaixo de chuva há alegria com força e vontade. Os felgueirenses estão de parabéns,” comentou Paulinha Teixeira, uma das espectadoras que acompanhou o evento através da transmissão ao vivo do Felgueiras Magazine.
À data do lançamento deste artigo, o direto do Felgueiras Magazine no Facebook tinha alcançado mais de 170 mil visualizações, com elogios e mensagens de felgueirenses espalhados pelo país e pelo mundo (França, Reino Unido, Bélgica ou Brasil). Entre eles, Miguel Teixeira, que disse: “Parabéns Felgueiras minha cidade. Um abraço deste filho da terra, Lagos Algarve.”
A emoção gerada pelo Cortejo das Flores é sentida por várias gerações, como destacou Bruno Marinho: “A minha mãe participou inúmeras vezes no cortejo das flores de S. Pedro. Hoje, com 84 anos, assistiu a este maravilhoso vídeo que lhe colocou os olhos em lágrimas. O meu muito obrigado à pessoa que fez este miminho,” comentou, sublinhando o impacto do evento.
Nas redes sociais, os comentários refletiram a admiração e o orgulho pela tradição mantida: “A tradição mantém-se… Que lindo ver esta alegria e estas maravilhas de todo o concelho! Parabéns a todas as pessoas que embelezam Felgueiras!!!”, expressou Maria Carvalho, num dos muitos comentários deixados no vídeo do Felgueiras Magazine.