O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, anunciou numa nota publicada nas redes sociais a suspensão de “todas as Missas e devoções populares até ao meio dia do próximo sábado”.
Esta medida foi tomada na sequência de um contacto do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, que terá solicitado à Diocese do Porto “colaboração para ajudar a circunscrever o coronavírus”.
“A administração dos outros sacramentos será feita apenas em caso de urgência e para o menor número possível de pessoas”, e no que no “caso específico dos funerais, tente-se celebrá-los exclusivamente com a presença dos familiares diretos. Em qualquer circunstância, alerte-se os participantes que não devem exprimir os pêsames ou sentimentos mediante abraços, beijos ou afagos”, diz o Bispo do Porto. A celebração ou não das Missas no próximo sábado e domingo “dependerá da evolução que se verifique ao longo da semana”.
D. Manuel Linda adianta que embora “a transmissão televisiva nunca supra a presença na comunidade orante que participa na Eucaristia, enquanto se mantiver este perigo da saúde pública, aconselho os fiéis das Vigararias de Lousada e Felgueiras que assistam à transmissão da Missa dominical, com todo o respeito e atenção, manifestando, assim, plena comunhão com a Igreja que celebra o memorial do Domingo e a sua «Páscoa semanal» neste Dia do Senhor”.