fbpx

Continuarão os nossos filhos a pagar pelas nossas más decisões?

A injustiça das alterações climáticas para os jovens e gerações futuras
alterações climáticas
Autora: Ana Margarida Ferreira

Autora: Ana Margarida Ferreira

Engenheira do Ambiente

O dióxido de carbono (CO2) é o gás de efeito de estufa mais responsável pelas alterações climáticas [1]. O CO2 sai da atmosfera, por exemplo, através da fotossíntese das plantas ou dissolvendo-se no oceano. Enquanto que mais de metade do CO2 produzido pelos seres humanos deixa a atmosfera dentro de um século, cerca de 20 % permanece na atmosfera por muitos milhares de anos [2].

Isto significa que grande parte do CO2 libertado há décadas atrás, ainda está na atmosfera, e o CO2 que libertámos hoje pode estar presente na atmosfera durante milhares de anos [1,2]. Este é um problema de justiça intergeracional. Simplificando, atualmente a queima de combustíveis fósseis beneficia as pessoas, à custa do bem-estar das gerações futuras. Isto levanta questões de “justiça climática”. É necessário equilibrar os direitos das pessoas vivas com os direitos das gerações futuras.

Uma visão dominante de justiça climática é que cada pessoa ou país deve ter o direito de emitir uma certa quantidade de gás de efeito de estufa e deve pagar por algo que exceda esse valor. Posteriormente, estes fundos devem ser usados para projetos que impeçam as alterações climáticas ou que permitam que seja possível adaptar-se a estas alterações. Isto é o chamado de “princípio do poluidor-pagador” [1].

No entanto, este princípio tem uma falha. Considera as emissões de pessoas que já não estão vivas para pagar [1]. No passado, o país com mais emissões desde 1751 foi os EUA, responsável por 25% das emissões históricas. Atualmente o maior emissor é a China. No entanto, continua em segundo lugar nas emissões históricas e apenas emitiu metade do total dos EUA [3].

Os jovens ativistas são em parte alimentados pela injustiça entre as gerações. Os potenciais efeitos devastadores das mudanças climáticas serão sentidos em décadas por pessoas que atualmente são jovens e principalmente pelas futuras gerações que, apesar de ainda não terem nascido, já têm um débito enorme com o planeta.

As emissões de gases com efeito de estufa é apenas uma das pontas do icebergue do problema. Quantas pessoas atualmente banalizam o simples ato de fazer reciclagem? Quantos aterros estão a ficar sobrelotados porque muita gente entende que já paga um imposto e por isso não tem obrigação de dar o destino mais adequado aos resíduos? Quanto mais lixo terá que acabar nos oceanos? Quantos mais sinais de alerta terão que surgir para que comecemos a pagar o débito que temos com o nosso planeta?  

[1] https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13698230.2013.810395?casa_token=o739DOJ4W74AAAAA%3AbWlO6JHeiV9tXB_FXZpFKL4nP1oOy0XMidnhI3wkdVIASrbZdIMqiKyyR58gD49BlQ1W_WcHjoERHg The problem of past emissions and intergenerational debts. See: The problem of past emissions

[2] https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/05/ar4_wg1_full_report-1.pdf Climate Change 2007, The Physical Science Basis, IPCC 2007. See: If Emissions of Greenhouse Gases are Reduced, How Quickly do Their Concentrations in the Atmosphere Decrease?

[3] https://ourworldindata.org/co2-and-other-greenhouse-gas-emissions#cumulative-co2-emissions CO2 and Greenhouse Gas Emissions, Our World in Data 2019. See: Cumulative CO2 emissions

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub