Consórcio FAMEST apresenta inovações ao Cluster do calçado

Atlanta, Aglomex, Carité, Jefar e Jóia são as 5 empresas de Felgueiras que integram o consórcio.
Famest ctcp

Chegou o Programa de Apoio à Produção Nacional: apoios a fundo perdido até 60%.

Quer saber mais sobre estes apoios? Contacte o Felgueiras Magazine e esclareça as suas dúvidas! Temos uma equipa pronta para o ajudar! ​

Telefone: 255 331 160

Email: info@felgueirasmagazine.pt

O Cluster do Calçado e Moda evoluiu de atividades lideradas pela manufatura e mão de obra para atividades lideradas pelo mercado e baseadas no conhecimento, tirando vantagens do design e da moda e preservando a capacidade de produção em Portugal. Para se manter competitivo, o Cluster tem que apostar na criatividade, dominar todo o processo de produção e o ciclo de vida do produto, acrescentando valor em cada fase e abraçando os desafios, tendências e oportunidades sociais, de mercado, tecnológicas, a indústria 4.0 e a economia circular.

Decorridos dois anos de trabalho, os co-promotores do projeto de I&DT mobilizador FAMEST realizaram no passado dia 29 de janeiro de 2020, nas instalações do CTCP, em São João da Madeira, uma AÇÃO DE DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS E WORKSHOPS. Numa altura em que o projeto transfere os trabalhos de investigação para uma fase de testes piloto.

O FAMEST é um projeto financiado pelo Compete2020 e é promovido por um consórcio completo de 32 co-promotores: 23 empresas de toda a cadeia de valor do calçado: couros, palmilhas, solas, produtos químicos, software, equipamentos, logística e calçado, representativas e líderes nos seus setores, e 9 entidades de I&I com competências multidisciplinares e complementares, que asseguram o desenvolvimento de resultados inovadores e a sua valorização económica pelos promotores nos mercados nacional e internacional.

PRINCIPAIS INOVAÇÕES APRESENTADAS

1- INDÚSTRIA 4.0 E ECONOMIA DIGITAL  


Uma das áreas estudadas pelo consórcio, foi a Indústria 4.0 e economia digital, e, neste campo os parceiros desenvolveram já ferramentas e tecnologias que estão em condições de serem implementadas nas empresas, nomeadamente:
FERRAMENTAS DE DESIGN E SOLUÇÕES DE MODELAÇÃO
•    Metodologias de design, co-design e eco-design para apoio ao desenvolvimento de calçado e novos produtos de calçado.
•    Ferramentas de modelação e simulação para estudo e otimização dos processos de extrusão e injeção; das propriedades físico-mecânicas dos materiais e componentes e de propriedades de conforto.

SOLUÇÕES INOVADORAS DE EQUIPAMENTOS DE CORTE POR FACA E POR JATO DE ÁGUA
•    Equipamento de corte por jato de água e um equipamento de corte por faca. Sistemas ágeis e flexíveis, com 2 cabeças de corte que operam, em simultâneo e de forma independente, com divisão automática do trabalho. Estes sistemas já se encontram em fase de teste piloto e permitem aumentos de produtividade que variam entre 70% a 100% dependendo do tipo de material.


 DIGITALIZAÇÃO DO CLUSTER DO CALÇADO
•    Plataforma IIOT

•    AGV para movimentação de materiais, componentes e produtos no processo de produção do calçado

NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O CONTROLO DE QUALIDADE NO CLUSTER DO CALÇADO
•    Sistema modular para avaliação da flamabilidade de diversos materiais.
•    Sistema para avaliação da resistência do couro à exposição a altas temperaturas sob tensão.
•    Sistema digital para medir a temperatura de retração do couro.

PLATAFORMAS DIGITAIS E  VENDAS DE CALÇADO
•    Plataforma Colaborativa Estendida para a Indústria do Calçado.
•    Plataforma para retalho.
•    Plataforma Marketing Digital.

2- SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Na área da Sustentabilidade e Economia Circular foram apresentados novos produtos químicos, couros, materiais, componentes e produtos de calçado.
•    Novos produtos de base natural  e com origem em subprodutos, resultantes de outras indústrias (por exemplo, da indústria alimentar e do papel) para couros.
•    Materiais de couro usando os novos produtos químicos e processos.
•    Materiais e componentes de base nano, para fabrico aditivo e reciclados usados na produção de calçado.
•    Produtos de calçado ecológico, moda, conforto e trabalho (casual, diabético, segurança, militar).

3-BIOMECÂNICA E CALÇADO SENSORIZADO


Na área da Biomecânica e calçado sensorizado foram desenvolvidos e apresentados sistemas de sensorização e calçado Smart.
•    Sensores de tensão de corte e pressão na gáspea para realização de ensaios biomecânicos.
•    Solução para medição da pressão plantar do calçado, com diversas aplicações. Por exemplo, pode ser integrado em calçado de trabalho para deteção de sobrepressões, durante a realização de trabalhos em sobrecarga ou para apoiar à ergonomia dos postos de trabalho; ou em calçado para diabéticos como “alerta” de que é necessário proceder a alteração da marcha, hábitos ou postura e evitar sobrepressões que possam conduzir a lesões no pé. 

Fonte: CTCP

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

Disponível no Google Play

Pub

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Programa-de-Apoio-à-Produção-Nacional

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio à Produção Nacional. Para investimentos no concelho de Felgueiras, o apoio máximo será de 45% a fundo perdido.

Quer saber mais sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional? Contacte o Felgueiras Magazine e esclareça as suas dúvidas! Temos uma equipa pronta para o ajudar!

Telefone: 255 331 160
Email: info@felgueirasmagazine.pt

www.login-alpha.pt | 255 331 160 | empresas@felgueirasmagazine.pt | Rua Nicolau Coelho, Edf. Cidade Eufrásia, 4610-300 Friande – Felgueiras

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine, dedicada à Consultoria Empresarial. Especialistas na elaboração de candidaturas a fundos europeus e apoio à criação de empresas. Venha falar connosco. O café é por nossa conta!

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub