Chama-se Somfy, é uma empresa francesa e líder mundial na automatização de aberturas e encerramentos em casas e edifícios, e pretende abrir uma fábrica em Felgueiras na Zona Industrial do Alto das Barrancas.
Na próxima Reunião de Câmara, agendada para quinta-feira, será apreciada e votada uma proposta de “Informação do Município Relativo a Creditação do Projeto da Somfy como Projeto de Interesse Nacional”.
A Somfy fabrica e comercializa motores e controlos para estores exteriores de correr, estores interiores, toldos, cortinados, portões e portas de garagem; e soluções smart home para alarme, câmara, aquecimento e iluminação.
Segundo conseguimos apurar, a fábrica em Felgueiras irá produzir motores. Quando em plena capacidade, prevê-se que produza 5 milhões de motores por ano.
É objetivo da empresa iniciar a atividade laboral da nova unidade fabril em Felgueiras até ao início de 2024. Numa fase inicial, a Somfy irá criar em Felgueiras cerca de 100 postos de trabalho, prevendo-se que nos próximos anos este número chegue aos 600 a 800 colaboradores.
“Inovar para criar melhores ambientes de vida acessíveis a todos”
A Somfy é um grupo internacional presente em cerca de 60 países Há mais de 45 anos, o Grupo Somfy “tem vindo a melhorar a qualidade de vida através da automação, concebendo e desenvolvendo soluções de conforto, segurança, poupança de energia e independência pessoal”, lê-se no site da empresa. Oferece uma gama de soluções motorizadas e pontos de controlo e é um ator chave em sistemas domésticos inteligentes.
Em 1969, a Somfy foi fundada em Cluses, França (Alpes Franceses), com a “intuição visionária de um grupo de empresários que acreditavam que sistemas motorizados para aberturas em casa revolucionariam o conforto do nosso ambiente de vida”.
A inovação desempenha um papel vital na história do Grupo. De facto, a inovação foi o princípio original por detrás da Somfy, cujos fundadores anteciparam, há quase 50 anos, o potencial de crescimento internacional de um mercado que não existia na altura: controlos motorizados para persianas e persianas rolantes. Desde então, a Somfy tem continuado a expandir-se através de uma série de inovações: Radio Technology Somfy®, controlo centralizado de equipamento e, agora, produtos digitalizados.
Somfy em números
2022 – números-chave:
- 1.531,9 milhões de euros em vendas
- +1,6% numa base equivalente em comparação com 2021
- 278,1 milhões de euros de resultado operacional corrente
- 6.500 colaboradores em todo o mundo
A estratégia 2030Ambition
A Somfy está a conseguir um crescimento rentável através de uma visão clara do objetivo das suas atividades: “Inspirar uma melhor forma de viver acessível a todos“. E também através de um quadro estratégico lançado em 2020: 2030Ambition. Nesta ocasião, o Grupo reafirma a sua ambição de continuar a ser o parceiro de referência para todas as soluções de abertura automatizada de edifícios.
“2030 Ambition significa criar valor em todas as áreas para ser o parceiro preferido para a automatização de janelas e portas. Significa repensar uma reavaliação profunda da nossa oferta em termos do serviço que prestamos e da tecnologia digital que utilizamos para o assegurar, compreendendo as necessidades dos clientes para que as possamos satisfazer nos próximos dez anos“. – Jean Guillaume Despature, Presidente do Conselho de Administração da Somfy