Pub

TEM UMA IDEIA DE NEGÓCIO?

A Login ajuda-o a aperfeiçoar as suas ideias, estratégias e planos.

– Verificamos se existem apoios comunitários a fundo perdido ou do Centro de Emprego;
– Auxiliamos em todos os passos necessários para a constituição da empresa;

Contacte a Login e agende uma reunião, grátis e sem compromissos!

“Como posso lidar com a ansiedade?”

hand-black-and-white

A Psicóloga Catarina Meireles responde às suas dúvidas. Envie as suas questões para apsicologaresponde.cm@gmail.com.

“Olá Dra. Catarina. Tenho ansiedade. Nunca procurei ajuda, mas a cada dia sinto que a ansiedade está a impedir-me de conquistar os meus objetivos. Como posso lidar com a ansiedade?”


Ricardo, Felgueiras

Olá Ricardo,

Agradeço muito a sua partilha, espero que as minhas sugestões possam efetivamente atenuar o seu sofrimento. Apesar de tudo, considero importante que procure acompanhamento psicológico, que possibilitará o investimento num conjunto de ferramentas específicas e adaptadas à sua situação.

A ansiedade representa uma preocupação/medo face a situações/acontecimentos que possam colocar em causa a nossa integridade física ou o nosso desempenho. A ansiedade “adaptativa”, permite direcionar o nosso comportamento para a ação, protegendo-nos do perigo e proporcionando um maior envolvimento nas tarefas a desempenhar.

A ansiedade torna-se desajustada, quando a preocupação/ medo é excessivo face à falta de controlo da situação. Provocando uma sensação de constante tensão/nervosismo, dificuldades de concentração, dificuldades de dormir, irritabilidade, agitação e sensação frequente de que algo errado irá acontecer. Ao nível físico provoca sensações como: dor ou aperto no peito, aumento do batimento cardíaco, respiração ofegante com sensação de falta de ar, tremores, náusea, tensão muscular, dor abdominal, entre outras.

Para atenuar estes sintomas ou outros que possa sentir, partilho algumas dicas que poderão ajuda-lo a lidar com a ansiedade.

  • Invista na aceitação. Aceite que não pode controlar tudo. Experimente colocar a ansiedade em perspetiva. Repare se as situações não acontecerem exatamente como programou é assim tão devastador?
  • Dê o seu melhor. Não procure a perfeição, orgulhe-se do que faz e no esforço que coloca nas suas tarefas. É importante centrar-se não, apenas, no produto final  mas na aprendizagem/experiência que adquiriu ao longo do processo.
  • Mantenha uma atitude positiva. Tente substituir os pensamentos negativos e derrotistas por outros mais adaptativos e ajustados à realidade.
  • Perceba o que desencadeia sua ansiedade. Será a exigência no trabalho, família, escola ou alguma outra coisa que identifica? Escreva e perceba o padrão, quanto mais conhecer a sua ansiedade mais fácil será, para si, lidar com ela.
  • Sono equilibrado. Um sono reparador é fundamental.
  • Respiração diafragmática. Inspire e expire lentamente ao longo do dia, especialmente, quando notar sinais de maior intensidade da ansiedade.
  • Invista em tarefas que lhe dão prazer. Como exercício físico, ouvir música, passear, ler um livro, algo que lhe permita relaxar.
  • Procure ajuda de um profissional. Se tem dificuldade em lidar com a ansiedade e com a forma como se manifesta, considere a procura de ajuda especializada de um psicólogo/a. Irá adquirir ferramentas importantes que serão uma ajuda crucial para lidar de uma forma ajustada com a ansiedade, e por consequência uma melhor qualidade de vida e concretização dos seus objetivos.

Cuide de si com amor

Catarina Meireles

Pub

Catarina Meireles - Psicóloga Clínica
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.