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Como lidar com o stress, em tempo de pandemia?

Catarina Meireles psi

A pandemia da doença COVID19 é uma crise epidemiológica e psicológica. O medo e ansiedade sobre a doença que pouco conhecemos e as consequências a curto e médio prazo são de enorme impacto e causam o aumento da ansiedade e stress em todos nós.

As mudanças nas rotinas diárias, o distanciamento social, o isolamento, as dificuldades financeiras, o luto interrompido, a perda de emprego são fatores que colocam em risco a nossa saúde mental e bem-estar emocional.

Durante o período pandémico é natural que possa sentir um aumento do stress e ansiedade, como:

  • Dificuldade em dormir.
  • Agravamento de problemas de saúde crónica.
  • Dificuldades de concentração.
  • Ausência de motivação.
  • Mudanças no padrão de sono e/ou alimentação.
  • Aumento do consumo de tabaco e/ou álcool e outras substâncias.
  • Medo e preocupação com a sua saúde e com a saúde dos mais próximos.
  • Medo de perder o emprego.
  • Preocupação face ás questões financeiras.
  • Entre outros.

As mudanças que acontecem devido à pandemia COVID-19 e a forma como tentámos conter a propagação do vírus afetam qualquer um de nós. Lidar com o stress de forma ajustada vai fazer a diferença em si, na sua família e na sua comunidade.

Sugiro algumas dicas para lidar com o stress, em tempo de pandemia.

  • Cuide da sua saúde emocional. Irá permitir pensar e agir com clareza face as necessidades urgentes. Evite a exposição contínua às notícias, procure realizar atividades prazerosas e esteja atento/a à persistência dos sintomas de stress/ansiedade. 
  • Cuide do seu corpo. Procure realizar uma atividade física (pelo menos 2 vezes por semana), uma caminhada pela sua rua – por exemplo; Estabeleça a sua rotina de sono, para um sono reparador e tranquilizador – evite o uso de telemóvel/televisão 30 minutos antes de se deitar; Respire fundo e medite – sempre que possível.
  • Mantenha as relações sociais. Converse com os seus amigos/familiares (mesmo que à distância) e partilhe as suas preocupações e angústias – liberte-se com quem confia.
  • Mantenha-se informado/a.  Saiba o que fazer se estiver doente ou com dúvidas acerca do COVID-19. Contacte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

A sua saúde mental é também prioridade, procure ajuda profissional em caso de dúvidas.

Cuide de si com amor

Catarina Meireles

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