Catarina Meireles
Psicóloga
A pandemia COVID-19 está a “assombrar” os nossos dias há cerca de um ano. Entre todas as incertezas, nomeadamente preocupações em contrair a doença, mudanças de rotina, trouxe também consigo uma crise económica. Em todo o mundo, a economia está a viver um mau momento — pessoas perderam os seus negócios ou ficaram desempregadas.
A situação de desemprego, pode provocar um impacto negativo em diversos contextos da sua vida, quer ao nível pessoal, familiar e social. O desemprego pode levar ao stress, ansiedade, depressão e outros desafios no âmbito da saúde mental. A incerteza causada pela pandemia COVID-19 proporciona um aumento considerável de todos estes sintomas.
Se a pandemia COVID-19 o deixou em situação de desemprego, é natural que possa estar a sentir:
• Triste, zangado/a e/ou injustiçado/a
• Sentimentos de culpa recorrente
• Sem valor
• Impotente
• Sem esperança no futuro
• Angustia e/ou medo.
Quando se perde o emprego, como lidar com as emoções e sentimentos?
É difícil. Mas, tenha esperança. Acredite que é uma situação temporária.
Partilho consigo algumas sugestões que podem ajudar a ultrapassar esta fase:
Aceite os seus sentimentos.
Está a viver um momento de “luto” face à perda do seu emprego, ajustar-se à sua nova condição pode demorar algum tempo. Todas as emoções e sentimentos que sente neste momento serão ultrapassados. Quando a sua mente estiver assoberbada com todas estas emoções, respire fundo. Aceite que o que está a sentir é normal, seja compassivo consigo mesmo.
Apoie-se na sua família/amigos.
Evite isolar-se e ficar preso na sua dor e preocupação. A sua família/amigos são um ótimo recurso para ultrapassar este momento difícil. As pessoas que são próximas partilham consigo o seu sofrimento, pelo que é importante que possa falar sobre o assunto, dizendo como o/a podem ajudar.
Concentre-se no que pode controlar.
Não sabe se o vão recrutar para uma nova empresa, nem lhe cabe a si, decidir. Contudo, pode controlar o que fazer durante este período de desemprego — invista na aprendizagem (formação/cursos); melhorar o seu CV e/ou investa nas redes sociais como forma de demonstrar as suas competências profissionais (perfil no LinkedIn).
Use a sua energia sabiamente
Faça um plano do que pretende. Construa os seus objetivos e faça o plano de como os poderá atingir. Quer um novo emprego? Como vai pesquisar as ofertas? Como vai responder às ofertas? Vou aceitar qualquer trabalho ou quero trabalhar numa área específica? Conheço alguém que me pode ajudar?
Tente organizar a sua situação, os recursos que tem disponíveis e coloque em prática. Sem medos.
“Eu tenho valor”
O trabalho tem um papel muito importante nas nossas vidas, é responsável por parte da nossa identidade. Mas, não é a única. Somos muito mais, do que as nossas funções profissionais.
Faça o exercício, responda a estas questões.
• Considera-se bom a fazer o quê?
• Quais são as competências que destaca em si?
• Quais são os seus interesses?
• O que realmente gosta de fazer?
Como vê são inúmeras as qualidades, independentemente se está ou não a trabalhar.
Lembre-se.
A pandemia COVID-19 está a obrigar a que muitas empresas tomem decisões difíceis. Infelizmente muitas pessoas enfrentam a mesma incerteza e o mesmo obstáculo. Tenha em mente que as decisões estão relacionadas com a pandemia COVID-19, não com o seu valor.
Cuide de si com amor
Catarina Meireles